ẸBO, SACRIFÍCIO
- jjuncal10
- 25 de mar.
- 2 min de leitura

Veronica de Oxosse Íyálorixá no Ilê Igba Òmó Aro Omin
Professora e Ativista do Movimento Mulheres Negras e luta contra a Intolerância Religiosa! Componho o Coletivo de Mulheres “Curicas Empoderadas”, atuante na área de palestras sobre autoestima e Empoderamento feminino
Existe dentro da liturgia da Ẹ̀sìn Òrìṣà ìbílẹ̀ (Religião Tradicional Yorùbá) com a finalidade de neutralizar as negatividades existentes no mundo, sendo que existem muitas, porém, as quatro principais são: Ikú - Morte; àrùn - doença; Ofò - Perda; e Ẹ̀jọ́ - conflito.
O ẹbọ também tem finalidade atrativa, que é atrair as sortes existentes no mundo, que são muitas como: owó - dinheiro, ayọ̀ - alegria, ọlà - prosperidade, àláfíà - bem-estar; àìkú - vida longa...

Sempre que uma pessoa consulta Ifá (Ikin ou Ọ̀pẹ̀lẹ̀), ou Òrìṣà (Ẹ́ẹ̀ríndílógún - búzios) ele deve fazer ẹbọ para o Odù que surgiu na consulta, esse ritual se chama ẹbọ rírú que consiste na recitação de versos e orações cuja finalidade é abrir um canal de comunicação com o objetivo de neutralizar os presságios negativos e atrair boa sorte.
Os Yorùbá dizem, o sacrifício é algo para celebrar não para lamentar.
Pois, é através dele que temos a possibilidade de melhorar a nossa caminhada no ayé.
Trabalhei alguns anos com um sacerdote Yorùbá nativo, que sempre me disse: Ẹbọ é mais importante que todo ritual, pois, uma pessoa não é iniciada sem fazer ẹbọ e mesmo depois de iniciado todos continuam precisando de ẹbọ.
Ẹbọ é quem ajuda a resolver os problemas humanos.
Observo que as pessoas confundem ẹbọ com bibọ̀.
Bibọ̀ é alimentar Òrìṣà em um Ojúbọ (Igbá) assentamento.
O ẹbọ tem como objetivo neutralizar os ajogún (negatividades), já o bibọ̀ tem como objetivo atrair o àṣẹ (a força de um, ou mais Òrìṣà).
Sempre que fazemos ẹbọ, logo após alimentarmos alguns Òrìṣà que estão relacionados ao Odù que surgiu na consulta e é importante que o ritual seja feito completo, pois, como diz a orin: Èṣù gbè, Èṣù gbè o, ẹni ṣ'ẹbọ lóre o.
Exu apoia quem faz o ẹbọ bem-feito (completo).
Tanto o sacerdote, quanto o devoto que fazem o ritual com cuidado e completo, são abençoados por Èṣù.
Ẹbọ abre os caminhos para que nossas orações cheguem ao Olódùmarè.








Comentários