
JUNCAL
Em 10 de setembro de 1808 circulou, pela primeira vez no país, o jornal Gazeta do Rio de Janeiro e essa era a data comemorativa do dia da Imprensa, mas a partir de 1999 passou a ser comemorado no dia 1º de junho.
Toda a sociedade necessita da Imprensa, pois é ela a responsável pelas informações e notícias do Brasil e do mundo.
Temos na Internet, jornais, revistas, rádio, televisão e outros novos meios de comunicação e são eles que representam a Imprensa.
Assim, a Imprensa deve se arrolar da VERDADE, da ÉTICA, da IMPARCIALIDADE, e os fatos devem ser comprovados, pois a Imprensa é fundamental à população e é dessa forma que a população passa a ter conhecimento do que acontece nesse mundão de meu Deus.
Com tudo isso, a Liberdade de Imprensa deve existir em toda Democracia. A Imprensa, além de informar, denuncia, modifica e transforma, tendo como uma de suas missões fazer chegar ao conhecimento de todos os casos de peculato, corrupção, associação criminosa, homicídios e tráfico de influência, entre outros.
A Imprensa contribui para influenciar o público e, por essa razão, não deve haver meias verdades, chamadas sugestivas; deve ser imparcial, não deve aceitar nenhum tipo de censura, pois ela deve existir, em essência, com o firme propósito inarredável de beneficiar toda a comunidade à qual presta seu importante serviço.
Durante muito tempo, devido à sua força em influenciar o pensamento da sociedade como um todo, a Imprensa foi considerada o quarto Poder, em paridade com os Poderes Legislativos, Executivo e Judiciário, nos países que adotam o Estado Democrático (constitucional) de Direito.
Atribui-se à área de Comunicação, entre outras tantas, a máxima “Não há texto sem contexto...” Essa afirmação, se não observada quando da leitura de qualquer texto, pode levar a situações em pessoas e grupos com intenção de manipular o pensamento social e político, assim como de criar, alterar ou sustentar narrativas de seus próprios interesses, saquem de um texto mais elaborado uma parte que, isoladamente, pode sugerir exatamente o contrário do que o redator concluiu, induzindo e conduzindo assim mentes menos preparadas ao erro, como é o caso das famosas e atuais fake News, cujas supostas manipulações viraram até objeto de questionamentos judicias no Brasil, recentemente.
Não devemos nos esquecer que:
“ A informação pode e deve ser o caminho para a LIBERDADE!..”






Comments