top of page
Buscar

ALIMENTOS “VILÕES” QUE PODEM ESTAR SABOTANDO SEU EMAGRECIMENTO (E COMO SUBSTITUÍ-LOS)


Walkiria Gross Coelho Portes

Nutricionista com foco em emagrecimento e doenças crônicas - CRN9-6539

Pós – Graduada em Fitoterapia pela Unyleya.Pós - Graduada em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS, Porto Alegre, RS.Pós - Graduada em Qualidade Alimentar pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.


Quando o assunto é emagrecer, muitas vezes alguns alimentos que parecem inofensivos podem estar atrapalhando seus resultados. Esses “vilões” da alimentação são, muitas vezes, cheios de açúcar, gordura ou ingredientes que dificultam a perda de peso.  


Mas a boa notícia é que, para cada um deles, existem alternativas mais saudáveis e que não comprometem o sabor das refeições. 


1. Pães e Massas Brancas 


O pão francês, a massa comum e o arroz branco são alimentos que rapidamente se transformam em açúcar no sangue, aumentando a fome pouco tempo depois de comê-los. Além disso, eles são pobres em fibras, o que deixa o corpo menos saciado. 


Como substituir: Prefira pães e massas integrais, que contêm mais fibras e nutrientes. Outra opção é experimentar alternativas como o pão de fermentação natural ou o macarrão de abobrinha ou palmito, que são leves e cheios de nutrientes. Ou ainda coloque uma proteína de boa qualidade junto com seu pão como ovos ou carne 


2. Refrigerantes e Sucos Industrializados 


Essas bebidas são ricas em açúcar e muitas vezes em calorias vazias, ou seja, que não trazem nutrientes para o corpo. Além disso, podem aumentar os níveis de açúcar no sangue e dificultar o emagrecimento. 


Como substituir: Tente beber água aromatizada com rodelas de limão, laranja, ou até folhas de hortelã. Água com gás com um toque de limão também pode ser uma boa alternativa para quem sente falta do refrigerante. Para sucos, dê preferência aos naturais, de frutas menos doces, e com moderação. 


3. Cereais e Barrinhas “Fitness” 


Muitos cereais e barrinhas que parecem saudáveis são, na verdade, cheios de açúcar, adoçantes artificiais e conservantes. Isso faz com que eles aumentem a vontade de comer mais doce e acabem não ajudando no emagrecimento. 


Como substituir: Em vez de cereais açucarados, opte por aveia, chia ou granola sem açúcar. Se quiser uma opção prática de lanche, escolha barrinhas feitas apenas com ingredientes naturais, como frutas secas e castanhas, ou prepare a sua em casa. 


4. Biscoitos e Bolachas 


Mesmo aquelas que prometem ser “integrais” ou “light” muitas vezes são cheias de açúcar e gordura. Esses alimentos são altamente processados e geralmente contêm poucas fibras e nutrientes. 


Como substituir: Experimente fazer snacks caseiros, como biscoitos de aveia e banana, que são simples e saudáveis. Outra opção é ter sempre à mão frutas ou castanhas, que são ricas em fibras e ajudam a manter a saciedade. 


5. Produtos Lácteos com Açúcar 


Iogurtes de sabor e outros produtos lácteos adoçados contêm grandes quantidades de açúcar, que se acumulam e prejudicam o processo de emagrecimento. 


Como substituir: Prefira iogurte natural ou grego sem açúcar e adicione frutas frescas, mel ou canela para dar sabor. Além de ser mais saudável, essa opção é rica em proteínas e contribui para a saciedade. 


6. Molhos Prontos e Condimentos 


Ketchup, maionese, e molhos prontos para saladas são ricos em açúcar, sódio e aditivos. Eles acabam “pesando” nas calorias e podem conter ingredientes que prejudicam a saúde e dificultam o emagrecimento. 


Como substituir: Experimente preparar molhos caseiros simples, como um vinagrete com azeite, limão e ervas. Outras opções são usar um pouco de iogurte com ervas para saladas ou fazer uma pasta de abacate para substituir a maionese. 


Ficar atento aos alimentos que parecem inofensivos, mas, na verdade, podem sabotar seu processo de emagrecimento, é um passo importante para alcançar seus objetivos. Trocar esses “vilões” por alternativas mais saudáveis é uma forma prática de melhorar a qualidade da sua alimentação e facilitar a perda de peso. Pequenas mudanças no dia a dia fazem uma grande diferença a longo prazo! 



 
 
 

Comments


bottom of page