
Por: Robérico Silva de Oliveira – Pastor Evangélico Jubilado pela ADJM/BR, Teólogo, Gestor em Teologia, Psicanalista Clínico/Psicoterapeuta, Radialista Profissional RPR/BA 3204, Graduado em Administração/Marketing e Pós-graduado em Ciência Política.
TIPOS DE ELEITORES
Se cada povo tem os políticos que merece, é porque cada tipo de candidato/político, tem o eleitor que o valoriza e dele recebe o voto. E, se há vários tipos de políticos, há, também, diferentes tipos de eleitores. A seguir, os perfis de alguns deles:
* ELEITOR QUE VOTA PELA TRADIÇÃO: Há tradições legítimas, outras que representam o atraso, desgoverno, sucateamento/desmantelamento da máquina pública. Em resumo, ou é mais do mesmo e/ou não contribuem para o crescimento social, político, econômico, administrativo e cultural do povo. Votar só pela tradição é argumento fraco. Será que a situação de hoje é a mesma de anos atrás? Haja vista que temos de acompanhar a evolução da história, os desafios do presente e, o estar preparado para os enfrentamentos dos desafios futuros. A alternância do poder é a melhor maneira para conquistar o respeito de todos os políticos.
Pense nisso.
* ELEITOR QUE VOTA NO MAIS FORTE: Há eleitor que vota nos candidatos mais fortes, poderosos e que estão gastando muito dinheiro com a propaganda e assédio de eleitores e lideranças - (lembre-se, voto não tem preço, tem consequências). Tais candidatos podem ser “testa-de-ferro” dos interesses de grupos privilegiados que desejam se manter no poder a qualquer custo.
* ELEITOR QUE VOTA PARA PAGAR FAVORES: Quem vota como recompensa de favores recebidos, ou vota em troca de bens materiais e dinheiro, perde a sua dignidade humana e trai o seu direito/dever de cidadão/cidadã. Eleitor desse tipo não tem consciência e não tem moral para cobrar honestidade e seriedade dos governantes e representantes políticos. Muito cuidado com quem quer comprar seu voto, pois o erro de um dia trará quatro anos de arrependimento, amargura e atraso para o município e munícipes. Sobretudo, o eleitor não tem preço – tem honra/dignidade!
Pense nisso.









Comments