CNV, O QUE É?
- jjuncal10
- 30 de mar.
- 2 min de leitura

Por: Robérico Silva de Oliveira – Teólogo, Gestor em Teologia, Psicanalista Clínico, Pós-graduado em Psicologia Clínica, Graduado em Administração, Pós-graduado em Ciências Políticas.
CNV significa Comunicação não Violenta, pois trata-se de uma abordagem que envolve: a habilidade de comunicação ao falar, ouvir e transmitir conteúdos diversos buscando conexões de coração e alma com o outro gerando compaixão, empatia, respeito entre comunicador e ouvinte.
A CNV já foi utilizada por grandes mestres a exemplo de Jesus Cristo, Mahatma Gandhi e Sidarta Gautama/Buda.
Marhasall Bertram Rosenberg (06.10.1943 – 07.02.2015), psicólogo americano, autor do livro COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA, desenvolveu a CNV para resolver conflitos, baseado nos métodos de terapia de Carl Rogers.
A VIOLÊNCIA NÃO SE LIMITA APENAS AO USO DA FORÇA, POIS EXISTE A VIOLÊNCIA PASSIVA
De extremo caráter emocional, a VIOLÊNCIA PASSIVA é verificada pela ironia, menosprezo, deboche, olhares sugestivos, bullying, cyberbullying, são maneiras comuns da famigerada prática da violência passiva.
Às vezes você entende/considera sua forma de comunicar suas ideias e opiniões normais, mas, suas palavras podem gerar mágoa e dor tanto para outros, quanto para você mesmo. Desta forma, tenha responsabilidade ao transmitir suas ideias e opiniões. Pense nisso.
VEJA O PASSO A PASSO DA COMUNICAÇÃO CNV, SEGUNDO MARSALL ROSENBERG:
OBSERVAÇÃO - Verificar a situação e o contexto livre de julgamentos e preconceitos;
SENTIMENTOS - Identificar os sentimentos que surgem relacionados à situação, tendo ciência de que pensamento e sentimento são coisas diferentes;
NECESSIDADES - O que é importante para mim nessa situação? Quais são as minhas necessidades não atendidas?;
PEDIDOS - Faça um pedido claro e específico, indicando o que você gostaria que a outra pessoa fizesse para atender às suas necessidades. Certificando-se que o pedido seja realizável, específico e não coercitivo (imposição de algo através da força).
Formas respeitosas de lidar com situações difíceis:
Entendendo o outro lado - Como posso te ajudar com isso? /Ajude-me a entender onde errei com você/ Que atitude gostaria que eu tomasse da próxima vez?;
Estabelecendo limites - Entendo o seu ponto de vista, mas, essa alternativa não é viável para mim. Imagino como você deve estar se sentindo, mas não consigo seguir desta forma;
O importante não é ter razão - Entendo que seja difícil para você fazer isso por mim, mas farei o que estiver ao meu alcance para superarmos isso juntos. Obrigado por se abrir comigo e permitir a minha melhora. Desculpe-me por ter feito você se sentir dessa forma. Pense nisso.







Comments