CRÔNICA - COISAS OCASIONAIS EM DIAS EXCEPCIONAIS
- jjuncal10
- 13 de jan.
- 2 min de leitura

Por Nelson Neves - Pedagogo, Pós-graduado em Coordenação Pedagógica, Escritor de Literatura Infanto-Juvenil e de Romance
Muitas coisas deveriam acontecer no cotidiano, mas, infelizmente, são coisas ocasionais. Pior ainda, são coisas já bem escassas no dia a dia. Entre essas coisas ocasionais, as mais comuns acontecem em aniversários, réveillon, Dia dos Namorados e Natal. Nessas datas, as pessoas costumam tagarelar algo do tipo:
* Muitos anos de vida!
* Muitas felicidades!
* Muito sucesso!
* Muita fartura!
* Que tudo de bom aconteça em tua vida!
* Que o próximo ano seja repleto de felicidade!
* Feliz Natal!
* Feliz Ano Novo!
* Que Deus ilumine o seu caminho!
* "etc.".
Esse falatório todo vem acompanhado de também ocasionais abraços, beijos, apertos de mãos...
Fico me perguntando por que as pessoas não se propõem a ser amáveis umas com as outras diariamente. Talvez porque muitas pessoas amam, mas têm vergonha de expressar isso umas para as outras. Por outro lado, muitas não são sinceras nessas datas ocasionais; dizem qualquer coisa para agradar, por conveniência ou para cumprir um ritual.
O que deveriam ser raras, ou nem mesmo existir, mas existem diariamente e em abundância, são as hostilidades, as injustiças, as indiferenças, as humilhações e as explorações.
Um dia, algo cômico — para não dizer trágico — aconteceu em um desses dias "excepcionais", em que falamos e fazemos coisas ocasionais. Foi no Dia dos Namorados: certo namorado, que às vezes até batia na namorada e a hostilizava muito, lhe disse coisas bonitas e até deu um presente. Tudo ocasional, em um dia excepcional, como se os outros dias não fossem. Sentindo-se o “cara (da música de Roberto Carlos)”, encheu o peito e perguntou à mãe da sua namorada — ele já sabia a resposta —, que não vivia dessas ocasionalidades:
— O que o marido da senhora lhe deu para comemorar o Dia dos Namorados? Eu já presenteei a sua filha!
— Meu marido não me deu nada, mas também não me bate nem me hostiliza nos dias que não são tidos como excepcionais.







Kommentare