top of page
Buscar

CRÔNICA - O EGOÍSMO NOSSO DE CADA DIA


Por Nelson Neves - Pedagogo, Pós-graduado em Coordenação Pedagógica, Escritor de Literatura Infanto-Juvenil e de Romance


Um homem, muito preocupado com o surgimento de um vírus que trouxe para a humanidade uma doença gravíssima, decidiu procurar seu guia espiritual. Os meios de comunicação não paravam de falar sobre esse tal vírus. Os governantes, em vão, tentavam acalmar suas nações. Esse vírus era contagioso, e sua transmissão ocorria da mesma forma que a do vírus da gripe.


ELE MATAVA CERCA DE 5000 PESSOAS POR ANO.


Ao chegar ao centro de atendimento do guia espiritual, o homem expôs suas preocupações: 


— Senhor, não aguento mais tanta preocupação por causa do surgimento desse novo vírus. Já não como nem durmo de tanta aflição. 


— Cerca de quantas pessoas morrem por causa desse novo vírus? 


— Cerca de umas 5000 por ano. 


— Você já parou para pensar quantas pessoas morrem de fome no mundo? Quantas perdem a vida por falta de água potável? Quantas crianças sofrem abusos sexuais? Quantas pessoas morrem de doenças curáveis? Se o senhor não sabe, eu respondo: bem mais do que cerca de 5000 por ano. 


— É... Realmente, eu não tenho me preocupado com isso. 


— Pois é! E cada um desses problemas mata muito mais do que esse tal vírus. Mas ninguém se importa, simplesmente porque essas "doenças" não são contagiosas. Se fossem, certamente os cientistas já teriam encontrado a cura, de tão velhas que elas são. 


— Então não devemos nos preocupar com esse novo vírus? 


— Claro que sim! A questão é que não devemos nos preocupar apenas com ele. Há problemas muito piores acontecendo no mundo, mas que não são percebidos por causa do egoísmo nosso de cada dia. Se não fosse esse egoísmo diário, com certeza muita gente ainda estaria viva. 


— É... 


— Se pensássemos um pouco mais nos outros, muita coisa ruim deixaria de existir — tanto para os outros quanto para nós. 









 

 

 
 
 

Kommentare


bottom of page