
RIBAMAR VIEGAS
ESCRITOR LUDOVICENSE
Deus dispensa apresentação.
Elesbão − auxiliar de pintor, chegadíssimo num Candomblé, diz-se um iluminado filho-de-santo e leitor dos meus textos no jornal Folha de Brumado.
Fazia uma manhã de muito calor − como já é de praxe aqui em Brumado-BA −, enquanto eu calculava a área de uma propriedade de amigo, sentado na varanda, Elesbão pintava o rodapé de uma parede. Elesbão comentou sobre as tragédias das cheias no Rio Grande do Sul e da seca no Amazonas. Não dei maiores importância ao assunto.
Elesbão percebeu meu desaso e, querendo minha atenção, fez uma pergunta excêntrica:
─ Sem Ribamar, o senhor sabe quando Deus fez o mundo? – Eu, para encerrar o assunto, respondi tentando complicara para Elesbão:
─ Pelo que o sei, há 4,57 bilhões de anos o colapso de uma gigantesca nuvem de partículas deu origem ao nosso Sistema Solar. Ao nosso Mundo. A Terra em que vivemos, surgiu a 4,54 bilhões de ano dentro desse Mundo;
─ Coisa de Deus Olorun, né seu Ribamar?! – Elesbão buscando minha confirmação.
─ Acho que sim! ─ respondi com desdém.
─ E o senhor sabe quando Deus criou Adão e Eva? ─ perguntou como se estivesse me sabatinando. Mais uma vez respondi tentando dificultar a assimilação de Elesbão.
─ Há 200 mil anos surgiram na Terra os seres humanos! – Elesbão deu uma pausa, achei bom. Até porque evito dissertar sobre religião com fundamentalistas (aqueles que andam com uma bíblia ou outros fundamentos debaixo do braço) e sobre política com fanáticos partidários. Normalmente trata-se de pessoas radicais e, contra o radicalismo, não há argumento. E Elesbão é um religioso fundamentalista, afinal ele é parte integrante do Candomblé.
─ Então Deus criou Adão e Eva há 200 mil anos, né seu Ribamar?! – Elesbão voltou ao assunto.
─ Provavelmente! – dei meu parecer, e perguntei: − Mas o que tem a ver Adão, Eva, Deus com as tragédias no Rio Grande no Sul e no Amazonas?
─ Nada! O senhor mesmo escreveu no jornal que Deus é bom e não castiga ninguém. Portanto, Ele não tem nada a ver com tragédias. E muito menos Adão e Eva que só prestaram para fazer dois filhos homens, e um ainda matou o outro. Não sei como nós estamos aqui se não tinha outra mulher na jogada... Será que foi por ciúmes de Eva que Caim matou o irmão Abel?... Será que Eva jogou água pra fora da bacia com o filho?... Senti que a jogada de Elesbão era minimizar a religião Cristã perante o Candomblé, tendo como pano de fundo, tragédias. Respondi dando o meu parecer no assunto:
─ Não sei da vida de Eva, só sei que meu Deus continua sendo aquele que não faz mal a ninguém! ─ confirmei minha crença, sem imaginar qual era a de Elesbão sobre as tragédias do Rio Grande do Sul e do Amazonas.
─ Sem Ribamar, se não é castigo de Deus essas tragédias no Sul e no Norte do Brasil, então quem é o responsável por elas? – questionou Elesbão.
─ Os humanos! ─ respondi, sem titubear.
─ Olha o senhor errado! Como é que as vítimas são os responsáveis?!... Antes de Elesbão dissertar sobre “o meu erro”, tratei de defender minhas convicções:
Elesbão, tudo de errado que acontece com clima do planeta Terra, é culpa do humano: − De 200 mil anos, quando o humano surgiu, até a construção da primeira cidade há 5 mil anos na Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque, nada aconteceu de mal com a natureza da Terra, pelo contrário, tudo ainda ocupava seus devidos lugares: mares, rios, florestas, ar puro, novas vidas, etc. E, dessa forma, foi até o ano 1.870 quando aconteceu a segunda Revolução Industrial e ocorreu o êxodo do campo – 85% das pessoas saíram do campo para viver nas grandes cidades ─, começou a explosão demográfica e com ela os excesso de desmatamentos, queimadas, chaminés, gases, dióxido de carbono, poluição, efeito estufa, superaquecimento da Terra... Daí o motivo das grandes enchentes e das prolongadas secas, formações frequentes de ciclones e furações cada vez mais fortes, chuvas de gelo, elevação dos mares... Tudo culpa do descaso de humanos para com a natureza. Os humanos são causadores de todas as tragédias climáticas na Terra, além das tragédias com as guerras!
─ Seu Ribamar, o senhor pode ter lá sua leitura, mas não sabe quem está por trás dessas tragédias no Sul e no Norte do Brasil?... E nem poderia saber! – afirmou Elesbão.
─ E você sabe, Elesbão? ─ perguntei.
─ Claro! – Elesbão com muita convicção.
─ E quem é? – perguntei ansioso.
─ É Leguabugi! – respondeu Elesbão com o dedo indicador em riste.
─ Que porra é Leguabugi, Elesbão? ─ eu pedir a linha.
_ Leguabugi, seu Ribamar, é um filho do Orixá Nanã – deusa das chuvas −. Ele é muito vingativo. Não suporta ver a mãe menosprezada. E, tanto no Rio Grande do Sul como no Amazonas, não existe, se quer, um terreiro de Nanã, e Leguabugi resolveu se vingar. É isso!... Seu Ribamar, o senhor deveria frequentar o Candomblé para se inteirar melhor dessas coisas. O senhor não é burro. Acho até que o senhor daria um bom Babalaô!...
(Respeito todas as religiões, mas é por essas e outras que evito me arvorar sobre a religiosidade dos outros). Todavia, com todo respeito, mandei o filho-de-santo Elesbão tomar no...



O MAIS NOVO LIVRO NA PRAÇA.
LANÇAMENTO NA FEIRA LITERÁRIA DE RIO DE CONTAS (BA), DIA 20 DE OUTUBRO
BREVEMENTE EM BRUMADO E OUTRAS CIDADES







Comments