top of page
Buscar

Democratização da Moda


Por Priscilla Costa

Designer de Moda| Jornalista | Publicitária | Especialista em Marketing



Você sabe a diferença de Alta Costura e prêt-à-porter? Já imaginou vestir uma roupa de Loja de Departamento assinada por um grande estilista?


Isso é Democratização, isso é a nova aposta de mercado da moda!


Democratização da moda é a nova aposta do momento, pois agrega parceria de grandes estilistas junto às lojas de departamento, onde estas lojas estão posicionadas nos grandes centros urbanos e empreendimento como os shoppings.


Com o crescimento deste público consumidor, aliado a informação e interesse pela moda, grandes lojas de departamento necessitam contratar estilistas renomados para desenhar suas coleções.


As lojas de departamento que trabalham com o segmento de moda rápida chegam a ter seus preços barateados. Quem não gostaria de ter uma roupa assinada pela Stella McCartney ou Karl Lagerfiel? Quando eles desenham para as grandes Maison, os estilistas usam matérias-primas mais caras e fazem com que a peça tenha um alto preço. O que vai diversificar nas lojas populares é o tecido e o método de fabricação, podendo uma peça ser produzida em 15 minutos, enquanto no ateliê seria feito à mão.


Já alta costura é a confecção artesanal, sob medida, feita com exclusividade. Entre as grifes que atuam no mercado de alta costura estão Valentino, Chanel, Dior,Lacroix, Givenchy, Balmain, Balenciaga, Vercase, e Lanvin. Trata-se de artigos de alto custo e atendem a um mercado restrito de milionárias, celebridades e alta nobreza. “Estima-se que o mercado consumidor de alta costura não seja maior que duas mil mulheres no mundo todo”.


Contudo, prêt-à-porter ao contrário da alta costura onde o consumidor busca uma determinada peça exclusiva, é um modelo confeccionado para um determinado consumidor. O prêt-à-porter não possui a certa limitação, pois a peça será produzida em escala industrial, de fabricação em série.


Trata-se de demonstrar que hoje, a moda não se torna mais excludente, agora o consumidor que não poderia comprar nas grandes lojas, pode ter produtos grifados com nomes de estilistas que participam da democratização da moda. Existe um novo consumidor aquele que pretende se vestir bem, sem gastar muito.


Então com essa nova tendência de mercado, o consumidor já se sente realizado ao vestir uma peça que não é produzida apenas para cobrir o seu corpo e sim expressar por meio dela, uma nova cultura de moda.












 
 
 

Comments


bottom of page