
O Dia Internacional da Mulher tem algumas vertentes: Uma delas conhecida por maior parte dos brasileiros principalmente, trata-se do grande incêndio na fábrica da indústria têxtil nos Estados Unidos que culminou com a morte de 125 mulheres e 21 homens em 25 de março de 1911. Outra vertente é a ocorrência do dia 8 de março de 1917 quando cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Alguns acreditam que foi esse evento, que deu origem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, que ficou conhecido como "Pão e Paz". Em ambas as vertentes os cenários mostram mulheres determinadas a reivindicar igualdade social, trabalhista e maior respeito ao sexo feminino.
- Folha de Brumado, Keyla Fernandes, como mulher atuante – empresária, ativista política, esposa, mãe de duas filhas, qual a sua visão da mulher atual quanto as lutas e necessidades nesta época?
- Keyla, é com muita alegria que notamos a evolução da mulher na busca de conquistar seus direitos. Primeiro como gestora do lar, pois hoje a mulher do LAR/MÃE/ESPOSA, é vista pelo esposo como uma líder que exerce uma posição importantíssima na família. No geral, temos mulheres ocupando espaços que outrora só o homem era visto como qualificado/capaz de exercer certas funções: Administradora de empresas, Advogada, médica, delegada, vereadora, prefeita, governadora, presidenta, ministra, condutora de veículos (hoje temos mulheres pilotando carreta/bitrem/rodotrem/ônibus, mulher mestre de obra, arquiteta, engenheira civil e outras funções).
- Folha de Brumado, no cenário deste município, a mulher iraquarense tem muitas conquistas nos 61 anos de emancipação sociopolítico-econômico-administrativa desta cidade?
- Keyla, percebemos alguns avanços na área da educação com muitas professoras de nível superior, algumas com pós-graduação, mas não têm real incentivo para a formação continuada e verdadeiro respeito as educadoras deste município. Haja vista que o atual prefeito de Iraquara ficou dois anos sem pagar a essa categoria conforme o piso salarial. Agora em 2024 passou a pagar conforme o piso, mas para ficar em dia com a classe de professores tem que pagar os retroativos referentes a 2022 e 2023. Todavia, disse que pagaria em janeiro e não pagou. Quando a equipe dele recebeu os relatórios da APLB ao invés de apresentar os seus... não levou nada e pediu 30 dias para analisar os relatórios que receberam. O prazo venceu no fim de fevereiro. Diante desse quadro, é público/notório que, nesse setor dentre outros, a mulher iraquarense precisa ser melhor assistida e mais respeitada.
- Folha de Brumado, Keyla Fernandes, sua mensagem de homenagem as mulheres e no particular as iraquarenses.
- Keyla, desejo as mulheres do nosso querido Brasil que continuem avançando pela manutenção dos direitos adquiridos e pelas conquistas que estão nas pautas de nossas entidades representativas para que tenhamos dias melhores. No particular, as minhas conterrâneas quero compartilhar que a bíblia nos orienta em Eclesiastes 4:12 o seguinte: “Um homem [mulher] sozinho/a pode ser vencido/a, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”. Portanto, é necessário a união feminina deste município para maior ocupação dos espaços merecidos e carentes da força, coragem, humanização, amor e da inteligência da mulher.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!




留言