EXU, PRETOS-VELHOS, POMBA-GIRA: QUEM SÃO AS ENTIDADES DA UMBANDA?
- jjuncal10
- 9 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

Veronica de Oxosse Íyálorixá no Ilê Igba Òmó Aro Omin
Professora e Ativista do Movimento Mulheres Negras e luta contra a Intolerância Religiosa! Componho o Coletivo de Mulheres “Curicas Empoderadas”, atuante na área de palestras sobre autoestima e Empoderamento feminino
Essas entidades atuam como conselheiros em diversas áreas da vida e guiam os adeptos da religião.
O EXU é um intermediário entre o plano espiritual e o material, desempenhando um papel de mensageiro, guardião e equilibrador de energias. EXU é frequentemente invocado em rituais para questões relacionadas ao equilíbrio, proteção, comunicação e resolução de problemas práticos.
ERÊS
Entidades infantis, os Erês são associados à alegria, pureza e energia positiva. Eles representam a criança espiritual, trazendo consigo uma atmosfera leve e descontraída. Os Erês são considerados mensageiros alegres e protetores e ainda ajudam mães e pais que precisam de conforto. Sua presença é muitas vezes celebrada com danças e cânticos, simbolizando a inocência e a vivacidade que eles representam.
Os PRETOS-VELHOS os são espíritos de ancestrais africanos que viveram durante o período da escravidão no Brasil. Eles são reverenciados como sábios e experientes, trazendo conselhos e orientações para aqueles que buscam ajuda. Os PRETOS-VELHOS são caracterizados por sua humildade e paciência, sendo considerados guardiões espirituais.
Na umbanda, os CABLOCOS são entidades espirituais associadas à energia indígena. Eles representam a sabedoria ancestral dos povos nativos brasileiros e são tidos como guardiões espirituais que possuem conhecimentos profundos sobre a natureza, cura e força espiritual.








Comments