top of page
Buscar

GESTÃO DO TEMPO PROMOVE QUALIDADE DE VIDA E COMBATE O ESTRESSE - I


Por: Robérico Silva de Oliveira – Teólogo, Gestor em Teologia, Psicanalista Clínico, Pós-Graduado em Psicologia Clínica, Graduado em Administração, Pós-Graduado em Ciências Políticas. 


A gestão do tempo é uma grande ferramenta para potencializar o desenvolvimento de atividades em qualquer área de atuação de uma pessoa encurtando o tempo de entrega de serviços em geral. Desta forma, contribui para redução do estresse, melhoria da qualidade de vida e maior eficácia para atingir os objetivos. As técnicas ofertadas possibilitam aprimoramentos práticos que impactarão positivamente em qualquer área. 

  

Quais são os benefícios de uma boa gestão do tempo? 

  

alcance de metas, equilíbrio de demandas, senso de controle, qualidade e Organização, senso de prioridade, desenvolvimento profissional, qualidade de vida, produtividade, autonomia, redução do estresse, segurança, permite o gerenciamento de trabalho e lazer, sono tranquilo e reparador. 

  

Estresse, o que é? 

  

Quando o corpo passa por situações que exigem adaptação e/ou estima/afeição, a resposta disso é o estresse. Cuja causa poderá se manifestar através de diversos fatores gerando efeitos físicos e emocionais/mentais. 

  

O que fazer quando o estresse chegar em sua vida? 

  

O estresse pode ser entendido como normal na vida do indivíduo. Todavia, é necessário saber quando ele se torna crônico para desenvolver habilidade para um gerenciamento de forma saudável numa prática consciente de autocuidado aliado a estratégias capazes de promover um gerenciamento do estresse eliminando possíveis efeitos negativos favorecendo equilíbrio de uma vida saudável. 

  

Quais os principais tipos de estresse? 


Estresse Agudo - É uma reação temporária e normal a situações desafiadoras, como enfrentar um prazo apertado ou uma discussão. Geralmente, o estresse agudo é superado quando a situação se resolve. 


Estresse Episódico - É Caracterizado por episódios de estresse agudos. Pessoas propensas a esse tipo de estresse tendem a ver a vida como uma série de eventos desafiadores. 

  

Estresse Traumático - Resultados de eventos traumáticos como acidentes, violência ou desastres naturais. Podem ter um impacto duradouro na saúde mental. 

  

Estresse Crônico - Ocorre quando o estresse persiste por um longo período, muitas vezes devido as preocupações contínuas, problemas financeiros, conflitos no trabalho ou questões de saúde crônicas. O estresse crônico pode ser prejudicial à saúde. 










  

 
 
 

Comentários


bottom of page