IMGE, PILAR VII
- jjuncal10
- 29 de jun.
- 3 min de leitura

Por: Robérico Silva de Oliveira – Teólogo, Gestor em Teologia, Psicanalista Clínico, Pós-Graduado em Psicologia Clínica, Bacharel em Administração, Pós-Graduado em Ciências Políticas.
PROTEÇÃO CEREBRAL - EVITAR RELACIONAMENTOS TÓXICOS
Este é o sétimo e último pilar do mecanismo/método criado pelo psicanalista clínico, Robérico Oliveira para a facilitação/identificação de possíveis maus tratos do paciente para com o seu próprio cérebro. Daí, partir para os próximos passos analíticos/investigativos de transtornos, traumas, psicoses, síndromes e outros. Desta forma, a abordagem agora é proteger o cérebro dos relacionamentos tóxicos nas relações interpessoais, profissionais e sobretudo, sentimentais/conjugais, começando pelo campo da amizade.
AMIZADE - Freud, Pai da Psicanálise tem um conceito/um olhar negativo do quesito amizade, pois enxerga como um ato de inibição. No campo do saber experimental da sua época e, no cenário pesquisado. Daí, considerou a amizade uma forma de diminuição de prazer, objetivo não alcançado e restrição pulsional. Isto é, falta/indisposição incontrolável de se doar inteiramente à realização de um projeto por acreditar em terceiros e/ou simplesmente achar que em caso de falha/insucesso, poderia contar/depender de um amigo.
A Psicologia, acredita que a amizade como relação interpessoal desenvolve saúde mental, proporcionando uma sensação de segurança emocional e pertencimento. Conexão gerada por vontade própria, livre de complicações dos laços familiares, românticos e de obrigatoriedade.
Aristóteles, num consenso coletivo filosófico, defende a tese de que a amizade é um dos mais altos valores da vida humana. Fator essencial para viabilizar a felicidade porque se trata de uma relação baseada na virtude, respeito é um bem comum maior/melhor.
A Teoria criacionista/bíblia sagrada, a verdadeira amizade é comparada a um tesouro, pois do mesmo jeito que um tesouro é difícil de ser encontrado e de grande valia, assim também é a amizade verdadeira. E, em Provérbios 17.17 “Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.” Este versículo revela que um amigo verdadeiro produz uma conexão capaz de auxiliar na recuperação de qualquer circunstância através do apoio moral/social, (espiritual através das orações) e financeiro se necessário for. E, em tudo isso a bíblia garante em Salmos 25.16-17 que Deus muda o estado do angustiado. Pense nisso.
Infelizmente a infidelidade entre amigos tem aumentado consideravelmente pela prática da “lei de MURICI” e “lei de GÉRSON”. (Isto é, transgressão de regras ou normas, visando alcançar um resultado desejado de maneira rápida e “eficiente”).
CASAMENTO – “casamento não estraga nada. O que estraga a relação é a imaturidade emocional presente nas pessoas”.
Você precisa compreender o que busca no parceiro/a;
O que espera do casamento;
O que te faz feliz;
Como foi sua infância;
Como é o lar de onde veio;
Qual a real motivação para encarar um casamento.
Cada um traz consigo o relacionamento dos pais e talvez busque no casamento um “PAI” ou uma “MÃE” ideal que não teve na infância e, por conta disso, repete o modelo de sua família que foi criado/a.
A psicoterapia ou terapia de casal busca identificar dentre outros fatores, as “bagagens negativas” para deixa-las de fora do casamento assegurando maior probabilidade de felicidade plena.
Estabilidades Cultural, Profissional e Financeira – a estatística nacional aponta alguns fatores familiares e sociais que frustram avanços nesse tripé básico de autorrealizações dos indivíduos.
Exemplos:
Expectativas falsas e Pressões sociais;
Dívidas – geralmente por falta de planos de gastos e de planilhas custos e falta de uma disciplina rígida;
Falta de educação financeira;
Acontecimentos inesperados e confundir a meta e o método.
ESTRESSE FINENCEIRO ALÉM DO DINHEIRO – dificuldades em tomar decisões, problemas de relacionamentos, impactos na saúde física e mental.
8 DICAS PARA LIDAR COM O ESTRESSE FINANCEIRO E COMO EVITÁ-LO:
Evite ser consumista – é o tipo de pessoa que nem tudo que quer, está necessitando. Quase sempre, por ver um colega, amigo, parente ter algo, também deseja a mesma coisa;
Evite o imediatismo financeiro - pessoa que antecipa o tempo de aquisição do que necessita;
Pratique a Ética profissional em qualquer situação;
Use/pratique técnicas de gerenciamento de estresse;
Busque ajuda profissional, peça suporte;
Invista em educação financeira;
Revise com frequência seu orçamento e planejamento financeiro;
Esteja ciente de suas emoções.
DICAS PARA LIDAR COM O ESTRESSE FINANCEIRO E COMO EVITÁ-LO:
SEJA BOM GESTOR DO TEMPO
Aprenda a dizer não!
Você precisa dizer “NÃO” as tarefas que geram pouco retorno;
Você precisa dizer “NÃO” a procrastinação/adiamentos das coisas/projetos;
Você precisa dizer “NÃO” as interrupções, pois tudo em sua vida precisa ter começo, meio e fim;
Você precisa dizer “NÃO” as pessoas que não têm nada a fazer com você, por você e não querem caminhar contigo, mas ficar à sua sombra e/ou simplesmente explorar você;
Saiba que aprender dizer “NÃO” permite que você mantenha o controle do tempo, das prioridades e do progresso. Pense nisso.











Comentários