
Rafael Pozebon
Diariamente somos questionados em como aplicar o dinheiro e a resposta não poderia ser diferente de, depende do seu perfil de investidor.
Porém, antes de falarmos em como investir seu dinheiro, precisamos primeiro falar de alguns pontos que são extremamente importantes para que cada pessoa possa realizar o seu planejamento financeiro de forma correta e consistente para que assim, seus investimentos sejam estruturados para construção de um futuro prospero.
Vamos abordar algumas situações que, ao meu modo de ver e de uma forma particular, precisam ser consideradas por cada pessoa para um bom planejamento financeiro, e assim começar a investir de forma correta.
Primeiramente, já parou para avaliar sua situação financeira pessoal?
Sim, aquela boa planilha de custos, comparando com seus ganhos do mês. Garanto que esse item é importantíssimo para que cada um, com o seu estilo de vida, possa avaliar excessos de gastos que no final de cada mês vão te garantir um melhor equilíbrio entre o que ganha e o que pode gastar e posso afirmar, não é economizar no cafezinho durante uma reunião ou almoço que fara a diferença no final.
Tendo essa avaliação bem-feita, precisa pensar na reserva emergencial que cada pessoa ou família precisa ter para pagar as contas, caso ocorra de perder o emprego, ou qualquer situação que afete os seus ganhos ou negócios.
Costumo falar que essa reserva de emergência tem de ser de 3 a 6 meses do seu custo de vida (todas as contas pagas), isso quer dizer que, juntando esse valor, ele tem que ter liquidez para ser utilizado quando for necessário.
Pois bem, sei quanto eu ganho e quanto eu gasto e fiz uma reserva de emergência, o próximo passo é o da proteção.
Pergunto, se você hoje, tivesse uma máquina de fazer dinheiro, você protegeria essa máquina? Para quem nunca pensou nisso, a máquina de fazer dinheiro, normalmente é você. Com isso, vejo de extrema importância que você proteja o seu maior recurso de fonte de renda, caso qualquer imprevisto aconteça, seja no fato da descoberta de algum problema de saúde ou então na falta de cada um de nós.
Por mais difícil que seja falar de ferramentas de proteção ou seguro de vida, um planejamento financeiro completo precisa ser considerado o fato de um dia não conseguirmos trazer recursos por qualquer motivo, que não conseguimos controlar.
Bom, feito toda a lição de casa comentada acima, está na hora de começar a investir, porém, é nesse momento que se faz necessário identificar qual o seu perfil de investidor e o que fara sentido para cada pessoa.
Primeiro de tudo, é importante saber que o ideal é enxergar investimentos como algo a longo prazo. E por mais que sejamos ansiosos em conseguir resultados para enriquecer rápido, pode ser muito perigoso dado aos riscos que a pessoa está disposta a ter, com a volatilidade do mercado financeiro.
Por isso que digo, definir o seu perfil de investidor e saber como você reage ao fato de estar exposto ao risco do mercado, será importante para entender:
- Estou disposto a assumir um maior risco para ter maior rentabilidade, ou;
- Assumo um certo risco, sem tanta exposição, o que me dará uma rentabilidade moderada, ou;
- Não estou disposto a exposição ao risco e quero investir de forma conservadora, sabendo que minha rentabilidade pode ser menor.
Para finalizar, uma serie de fatores podem interferir em como investir e a grande mensagem que posso deixar no dia de hoje é, primeiro faça sua lição de casa com as finanças pessoais, para que possa começar a investir de forma inteligente de acordo com o seu perfil de investidor.
Falaremos a cada semana sobre o mercado financeiro e investimentos e sugiro que sigam os perfis abaixo onde diariamente temos muito conteúdo do mercado financeiro.
Instagram: @rv4investimentos / @economiasemmito / @oestagiario_investidor
Telegran: RV4 Infocenter
Até a próxima!













Comments