top of page
Buscar

MAIS UM OU MENOS UM?

jjuncal10

Caroline Guzzo, Apresentadora, Atriz, Modelo e Locução


“Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender. ” Tem ainda, “esse ano, quero paz no meu coração, quem quiser ter um amigo, que me dê a mão...”

Vai se aproximando a virada do ano começa aquele momento nostalgia e o desespero. Aposto que você já se perguntou o que de bom fez em 2021? Será que cumpriu todas as promessas que havia feito na virada passada ou foi mais um ano de não fazer nada daquilo que tinha pensado? Não se culpe, tenha compaixão com você. Reconheça onde foram os pontos fracos e faça diferente. Comece quantas vezes for necessário, mas não desista.

Um dos motivos, pelo qual muitas vezes não conseguimos concluir nossas metas e objetivos pode estar atrelado a ansiedade. Ela muitas vezes faz você perder o foco, sua capacidade de concentrar-se em algo, dessa forma deixamos de lado os planos. Você sabia que a ansiedade é causadora de várias doenças, uma delas a depressão?

Não sou especialista no assunto, mas busco sempre acompanhar os passos de alguns estudiosos e médicos, um deles é Augusto Cury, psiquiatra. Em seu livro “Ansiedade - como enfrentar o mal do século” ele relata que todas as doenças existentes são frutos da ansiedade. Existem vários exemplares do escritor sobre esse assunto.

Em relação à depressão, um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Apresentamos a maior incidência de depressão da América Latina, impactando cerca de 12 milhões de pessoas. Além disso, ocupamos o primeiro lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade.

Podemos concluir que depressão e ansiedade têm tudo a ver. Vimos esses números crescerem absurdamente durante a pandemia. De acordo com pesquisas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) houve um aumento de 90% nos casos de depressão no país. Já o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo praticamente dobrou entre março e abril de 2020.

Pense bem, estamos em uma sociedade moderna, a tecnologia nos proporcionou mudanças incríveis, o mundo nos permite inúmeras possibilidades, porém pensamos menos, agimos mais rápido, tudo tem que ser feito para ontem, vivemos acelerados, estressados, mais consumistas, nos cobrando absurdamente e nos culpamos o tempo todo.

Você parou para analisar quantas coisas queremos fazer ao mesmo tempo? Chega uma hora que sentimos pressionados demais e cansados com toda essa aceleração e ficamos doentes. Resumindo e parafraseando Augusto Cury, sofremos da SPA - Síndrome do Pensamento Acelerado.

A ansiedade impede o processo natural das coisas. Um exemplo simples que aposto que muitos já passaram. Quando você está muito cansado, já é tarde e sabe que precisa dormir, pois amanhã acordará muito cedo para uma atividade superimportante. Supimpa, você simplesmente perde o sono. É muito doido o nosso pensamento. Mas, precisamos aprender a dominá-lo.

Enfim, estou falando tudo isso para pedir uma reflexão a cada um. Faça de 2022 um ano mais leve, pense mais antes de agir, estabeleça metas palpáveis, ou seja, que será possível cumprir.

Permita-se viver melhor, cuidar mais de você, aproveite mais seus momentos. Deixe um pouco de lado aquilo que está te sugando. Não se cobre o tempo todo. Tente. Faça. Erre. Levante. Comece novamente. Não deixe que a SPA invada a sua vida. Controle sua ansiedade, respire fundo, corrija-se. Dessa maneira não será menos um ano e sim mais um ano para sermos melhores.


Fonte:https://www.nossasaude.com.br/dicas-de-saude/pandemia-aumenta-casos-de-depressao-e-ansiedade-no-brasil/


https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/janeiro-branco-alerta-para-importancia-de-cuidados-com-saude-mental



 
 
 

Comments


bottom of page