top of page
Buscar

O DESPERTAR DE MAIO RITUAIS DE LIMPEZA E RENOVAÇÃO


Veronica de Oxosse Íyálorixá no Ilê Igba Òmó Aro Omin

Professora e Ativista do Movimento Mulheres Negras e luta contra a Intolerância Religiosa! Componho o Coletivo de Mulheres “Curicas Empoderadas”, atuante na área de palestras sobre autoestima e Empoderamento feminino


À medida que os últimos dias de abril se despedem, sentimos no ar aquela vontade natural de renovar as energias e abrir as janelas da alma para o que está por vir. Na nossa caminhada, entendemos que o tempo é um ciclo sagrado, e encerrar um mês é muito mais do que virar uma folha no calendário; é uma oportunidade preciosa de deixar para trás o que pesou e preparar o terreno para as sementes de maio.


Para começar essa transição com o pé direito, nada melhor do que cuidar do nosso refúgio: a nossa casa. Uma faxina ritualística faz maravilhas, limpando do fundo para a frente com um pouco de essência de eucalipto ou gotas de amônia, mentalizando que toda poeira espiritual está sendo varrida para fora. Enquanto a casa respira nova, o perfume da defumação com guiné ou arruda pode percorrer cada canto, do interior para a porta de entrada, levando embora as vibrações antigas e trazendo o frescor da limpeza. É o momento também de olhar para o nosso altar ou congá com cuidado, trocando as águas dos copos, oferecendo flores brancas ou amarelas e acendendo aquela vela com fé, agradecendo aos guias e orixás por cada proteção recebida em abril.


Como nós também somos templos vivos, o cuidado pessoal é o que sela essa mudança de ciclo. No dia 30, permita-se um banho de ervas de descarrego, como a arruda e o guiné, para lavar o espírito do cansaço acumulado. Já no primeiro dia de maio, mude a vibração: um banho de louro com canela atrai a prosperidade e a energia de realização que desejamos. Se quiser um toque de magia popular para os caminhos, coloque uma chave em um copo com água e açúcar, pedindo por portas abertas e novas oportunidades. Sob a força de Ogum e a proteção de Oxum e dos ancestrais, entregamos nossas intenções e seguimos com o coração limpo, prontos para receber maio com toda a esperança renovada. Que o novo mês seja de caminhos abertos e boa conquistas!!! 



 
 
 

Comentários


bottom of page