O INÍCIO DE 2020
- jjuncal10
- 3 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

DRA. MARIANA CARNEIRO FIGUEIREDO
MÉDICA - BRASILIA
Iniciamos o ano de 2020 de um modo antes inimaginável. Um vírus, tão pequeno e invisível aos olhos, devastou um mundo tão acostumado a ter soluções e tecnologias de ponta.
O coronavirus acometeu milhares de pessoas ao redor do globo. Enquanto muitas se curaram, outras tantas não resistiram, fazendo com que cada indivíduo repense e seja confrontado em sua finitude.
Seres humanos são compostos por matéria, um corpo físico que pode ser facilmente atingido por doenças e deteriorar-se. Mas mais do que matéria, somos espírito. Espírito esse que é imortal e que enquanto está neste planeta, tem o dever de se aprimorar e crescer em luz.
Relembrando o conceito mais belo do espiritismo, que só a caridade salva, conseguimos ressignificar esse período tão difícil e através dele, ter uma chance de dar, doar, se entregar de coração a quem mais precisa. O momento convida-nos ao trabalho na fé e à confiança no futuro para superarmos as dificuldades.
No livro Evolução em dois mundos, psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira, é ressaltado que em momentos de calamidade e enfrentamento de dificuldades e mortes, é cada vez mais importante a transformação moral que também nos dá a força física. O amor ao próximo, o apoio às pessoas necessitadas, o cultivo de sentimentos e atitudes de amparo a quem precisa, seja através de um prato de comida ou uma palavra de carinho, é capaz de transformar a vida de quem dá e de quem recebe. Que nesse ano que trouxe tanto sofrimento, tentemos ser um traço de luz e amor através da caridade, como Jesus nosso mestre nos ensinou.
Finalizamos com a mensagem psicografada por Chico Xavier e Waldo Vieira, em Evolução em Dois Mundos:
“Amparo aos outros cria amparo a nós próprios, motivo por que os princípios de Jesus, desterrando de nós animalidade e orgulho, vaidade e cobiça, crueldade e avareza, e exortando-nos à simplicidade e à humildade, à fraternidade sem limites e ao perdão incondicional, estabelecem, quando observados, a imunologia perfeita em nossa vida interior, fortalecendo-nos o poder da mente na autodefensiva contra todos os elementos destruidores e degradantes que nos cercam e articulando-nos as possibilidades imprescindíveis à evolução para Deus.”

Comments