top of page
Buscar

O PODER DA VOZ NOS INVESTIMENTOS


Rafael Pozebon

Instagram: @rv4investimentos / @economiasemmito / @oestagiario_investidor

Telegran: RV4 Infocenter


Já parou para pensar nas altas e baixas das bolsas de valores e o porquê dessas oscilações?


Diversos fatores podem interferir nos resultados diários de um cenário econômico e desde marco de 2020, especificamente, estamos enfrentando um momento delicado onde temos instabilidade na economia, falta de produtos, desemprego e uma inflação que sobe. Tudo isso se deve a pandemia do COVID-19.


Pois bem, já é de conhecimento da grande maioria, como a pandemia tem afetado as famílias e o cenário econômico global, e a tendência que com o avanço das vacinações, aos poucos comecem a voltar ao normal, porém temos um caminho gigante para percorrer e voltar a patamares de antes de marco de 2020. Porém, não apenas a pandemia afeta a economia, mas outros fatores podem causar grandes instabilidade no setor e uma delas estamos acompanhando que é uma crise política que se desenha no Brasil e tende a seguir até as próximas eleições.


Vale lembrar que o ponto da discussão não é estar a favor de lado A ou lado B, mas mostrar como o poder da voz das pessoas que governam o país, podem interferir diretamente na economia do Brasil.


Presenciamos no último 7 de setembro uma grande marcha pro governo, promovido por nossos governantes e que teve grande aceitação dos seus apoiadores, com discursos fortes e poderosos, principalmente contra o poder judiciário brasileiro, cada um com suas razoes.


Mas vamos lá, o que tem a ver uma possível crise politica entre os poderes brasileiros e investimentos? Posso te garantir que tem tudo a ver!


Possível greve dos caminhoneiros, falas má interpretadas, guerra dos poderes políticos, possibilidade de intervenção militar, elegibilidade de novos candidatos a corrida da presidência e tudo isso misturado a pandemia, faz com que o cenário econômico entre em uma crise que os investidores ficam receosos a continuar com seus projetos e investimentos no pais e dessa forma acompanhamos nas ultimas duas semanas antes do feriado, uma enorme queda na bolsa brasileira e um aumento na cotação do dólar.


Com tudo o que vem acontecendo, especialistas desenham que a bolsa brasileira irá oscilar entre 110.000 a 130.000 em 2021, ante os 170.000 pontos previsto para o final do ano.


Veja o impacto de um cenário político fervoroso.


Após o feriado do dia 07 de setembro e de toda a discussão gerada pelas falas do presidente Bolsonaro, a bolsa de valores teve queda de 4%, chegando a 113.413 pontos, sendo a maior queda desde 8 de marco quando o STF anulou as condenações do ex-presidente Lula. Digamos que o atrito gerado pelo governo fez com que os investidores duvidassem da capacidade do país de se organizar e evoluir e dessa forma não injetarem dinheiro em nossa economia gerando uma enorme queda na bolsa de valores e fazendo com que as empresas no Brasil perdessem próximo de R$ 195 bilhões de reais em valores. Nesse momento, pessoas que tem investimentos em bolsas e não tem orientações de profissionais, ficam desesperados porque veem seus recursos derretendo e perdendo valor e isso realmente acontece.


Agora vamos para o dia 9 de setembro, quando o presidente Bolsonaro pede ajuda do ex-presidente Temer e escreve uma carta de “desculpas” para o ministro do STF Alexandre de Moraes, esse ato faz com que a bolsa de valores do Brasil suba imediatamente 1,72% apenas por esse ato, pelo fato dos investidores entenderem que o governo brasileiro tenta um acordo entre os poderes.


Percebe como as palavras têm poderes, ainda mais vindo dos governantes?


Até as eleições de 2022, muitas situações podem acontecer e esperamos que da melhor forma possível para o Brasil e nossos investimentos.


Até a próxima!






 
 
 

コメント


bottom of page