top of page
Buscar

Ciência Política II


Por: Robérico Silva de oliveira – Teólogo, Gestor em Teologia, Psicanalista Clínico, 

Graduado em Administração/Marketing e Pós-graduado em Ciências Políticas. 


O QUE É PODER EXECUTIVO E PODER LEGISLATIVO? 

  

Todo Município, grande ou pequeno, representa uma realidade complexa, com muitos problemas, muitas demandas e muitos interesses. 


Cada grupo em tese defende os interesses de todos, mas, na prática, só os moradores sabem o que de fato acontece em seus respectivos bairros/localidades. A alternância/troca/revezamento dos atores políticos, asseguram maior respeito ao povo e verdadeiro compromisso/predisposição em cumprir com as promessas de campanha. 


Para que as coisas possam funcionar bem, é preciso que prevaleçam os interesses de toda a população. Quando prevalecem os interesses da minoria, todos os outros são prejudicados. 


Para que haja democracia, é preciso que as necessidades da maioria sejam atendidas. Só existe democracia quando todos são contemplados, pois os políticos defendem os interesses coletivos. 


O Poder Executivo Municipal é eleito justamente para garantir que os               interesses/demandas/necessidades de toda a população sejam atendidos. A função do prefeito/gestor público, é administrar, executar as leis, realizar obras, fazer tudo o que for necessário para garantir o bem-estar pelo menos da maioria dos moradores do município. Esse poder não vem do dinheiro, nem do prestígio, mas do voto. 


O QUE FAZ O PREFEITO? 


O Prefeito é o responsável pelo poder executivo no município. Ele é eleito pela maioria da população para governar em nome de todos, promovendo o bem comum. Mas, o prefeito não governa sozinho. O Prefeito governa com a ajuda de sua equipe, que é formada por Secretários, Coordenadores, Assessores e Chefes de Divisões. O Prefeito e sua equipe de governo formam o Poder Executivo. 


O bom Prefeito é aquele que governa de fato para toda a população do município, preocupado sempre com o bem comum e garantindo a participação do povo no seu governo. Ele faz isso ouvindo, visitando, convocando a população para dar a sua opinião sobre determinado projeto ou assunto, conhecendo as necessidades da população mais carente, prestando conta dos gastos, executando obras de interesse do povo. Caso o gestor do seu município não faz isso através de audiências públicas, através de cada secretaria e, principalmente da secretaria de assistência social, você eleitor precisa tirar o emprego desse gestor antes que ele tire o seu, pois com certeza se ficar mais tempo no poder vai dificultar a geração de emprego e distribuição de renda. Para que você faça prova disso verifique se pelo menos no seu plano de governo foi discutido com você através de reuniões com as instituições que representam você e família. Pense nisso e jamais esqueça que o seu voto é um meio muito especial de exercer a cidadania e de influenciar nos rumos das ações dos governos. É também uma forma de manter ou mudar a estrutura política. Através do voto podemos ajudar a reforçar a luta pelas grandes transformações no seio da sociedade. 


“A tarefa do gestor é tornar as pessoas capazes de desempenhar atividades em conjunto, tornar suas forças eficazes e suas fraquezas irrelevantes”. (Peter Drucker). 


O QUE FAZ O VEREADOR E/OU PODER LEGISLATIVO? 


O Legislativo é composto pelos vereadores e vereadoras que tem a tarefa de elaborar as leis do município e fiscalizar as ações do Executivo. 


Os vereadores/as são os primeiros representantes dos populares, os políticos mais próximos da população. Por isso, o seu compromisso com a população deveria ser ainda maior. O seu papel é cuidar de todo o município e não só do bairro, vila ou do distrito dele e nem dos seus correligionários. 


A Câmara de Vereadores é a casa, o lugar onde os vereadores trabalham se reúnem com a população, realizam as sessões, discutem os problemas do município, fazem as leis municipais, fiscalizam e aprovam ou desaprovam os atos do prefeito. No município em que se verifica maioria dos vereadores apoiando o prefeito (a) mesmo quando não cuida do município como um todo e, se quer, discute os interesses de todos na câmara de vereadores, é chegada a hora de se pensar numa renovação na “CASA DO POVO”. Por tanto, busque lembrar do vereador que você ajudou a elegê-lo e, se continua merecendo representar você e família vote nele novamente, mas se vacilou/fugiu do compromisso, tire dele o emprego que você deu antes que ele tire o seu.  


Pense nisso.!


“Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam”. (Edmund Burke). 













 
 
 

Comments


bottom of page