
Por VERÔNICA MOURA DOS SANTOS
Veronica de Oxosse Íyálorixá no Ilê Igba Òmó Aro Omin
Professora e Ativista do Movimento Mulheres Negras e luta contra a Intolerância Religiosa! Componho o Coletivo de Mulheres “Curicas Empoderadas”, atuante na área de palestras sobre autoestima e Empoderamento feminino
O Racismo Religioso tenta Apagar as nossas raízes e Demonizar nossos Orixás!! Carnaval não é uma Festa Vazia !!! Carnaval e a nossa maior festa Popular.
Festa da cultura do Povo Preto!!! Maravilhoso Enredos Afros eles demonstram que nossa Cultura Credo Fé e Raça estão Vivos !!!
Resistir e a Arte Mais Nobre do Nosso Povo!!!
O samba e a dança da reza.

O samba e o Carnaval São Resistência representatividade Negra
Retorno dos desfiles foi marcado por festival de reverência à ancestralidade afro-brasileira, com destaque para Grande Rio, que desmistificou orixá equivocadamente associado à figura do diabo no imaginário cristão.
Neste ano, a festa proporcionou o reencontro das agremiações com a avenida e o público após dois anos sem desfiles devido à pandemia. O retorno à Marquês de Sapucaí foi marcado por um festival de reverência à ancestralidade afro-brasileira e luta antirracista.
A escolha de enredos que versam sobre esse universo não representa, em si, uma novidade.
Afinal, as escolas de samba são fruto da herança cultural diaspórica no Brasil.
Porém, há muito não se via uma presença tão forte de enredos "empretecidos".
Das 12 escolas de samba do Grupo Especial, oito escolheram homenagear orixás e personalidades pretas emblemáticas de suas histórias.




Comments