top of page
Buscar

ORIENTAÇÕES AOS CASAIS

jjuncal10

Pr. Roberico Silva de Oliveira.

Teólogo e Psicanalista Clínico

Professor e Diretor do Instituto Bíblico Plus – Polo de Feira de Santana – Bahia e Psicoterapeuta,

Radialista Profissional, RPR 3204/BA, Jornalista Prático Credenciado pela ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas, Editor do Site Fox Notícias (em manutenção) e da Rádio Bahia Gospel Web (em manutenção)

Missão: Pastor Evangélico – Superintendente Regional da Assembleia de Deus Jardim Míriam em Feira de Santana – Bahia.


1. Manter boas relações com os genitores: Sogra e Sogro após o casamento.


Gênesis 2:

24. “Por isso DEIXA o homem pai e mãe...”.Deixar sim, abandonar NÃO! O deixar aqui fala de independência geográfica, financeira e emocional. Pense nisso.


2. Manter um bom relacionamento com o Cônjuge:


Gênesis 2:

24.“... E se Unirá a sua mulher... - unir ou apegar significa juntar, afeiçoar, moldar, adaptar, agarrar, atar, conciliar, harmonizar, ligar, soldar, associar [Sinergia/Afinidade/intimidade]. Essa união deve ser permanente, monógama/Única e exclusiva. Pois Deus condena o divórcio. Permitindo apenas em flagrante adultério ou por rejeição (greve de sexo e/ou abandono) de uma das partes (Cf. Malaquias 2.14.16; Mateus 5.31-32). Porém é imperioso atentar-se para o período de “apatia sexual”, pois todos os casais são suscetíveis a esta fase no relacionamento que ocasionalmente passa a sentir dificuldade para se excitar antes ou durante o sexo. Quando esse problema se torna recorrente, no entanto, começa a afetar a autoestima, o humor e até o relacionamento. Muitas pessoas não sabem, mas a ausência de desejo sexual pode estar relacionada à saúde mental. Estresse, depressão e ansiedade, são alguns dos fatores psicológicos que podem reduzir a vontade e o aproveitamento do sexo. A solução para esse problema tão frustrante pode ser encontrada na psicoterapia. Oriento ainda prestar muita atenção a questão da “menopausa da mulher” que geralmente se inicia entre os 45 e 55 anos e da “andropausa do homem” que se inicia entre os 40 e 55 anos. Nos dois casos haverá mudanças consideráveis. Na mulher apresenta os seguintes sintomas:


– Mudanças no ciclo menstrual, como pular um ou mais ciclos, até que a menstruação cesse de vez;

– Coceira vaginal;

– Falta de lubrificação vaginal;

– Ondas de calor;

– Diminuição da libido;

– Perda da firmeza dos seios;

– Insônia;

– Sudorese;

– Dor de cabeça;

– Incontinência urinária;

– Perda de massa óssea;

– Aumento de peso e

– Mudanças de humor constantes.


No homem os sintomas da andropausa são:


· redução ou mesmo perda da libido;


· disfunção erétil;


· redução da fertilidade;


· diminuição dos testículos;


· diminuição dos pelos corporais;


· mamilos inchados;


· perda de massa óssea e muscular;


· aumento da gordura corporal;


· redução da força;


· fadiga;


· cansaço;


· problemas de memória e concentração;


· insônia ou aumento de sono durante o dia;


· tristeza;


· depressão;


· mudanças de humor;


· pele ressecada.


Tanto o homem, quanto a mulher, devem procurar ajuda profissional para reposição de hormônios (mulher) e o homem para fazer a devida reposição de testosterona, também conhecida como reposição hormonal, dentre outros procedimentos e medicamentos que somente um médico especialista poderá prescrever. Devido a alteração de humor/comportamento e baixa autoestima, é necessário procurar um psicoterapeuta. Não deixe de se cuidar nestas fases porque a vida segue e, poderá ser com boa qualidade de vida e com prazer sexual satisfatório para o casal.

Pense nisso.










 
 
 

Comments


bottom of page