top of page
Buscar

ORIXÁS REGENTES 2024


Veronica de Oxosse Íyálorixá no Ilê Igba Òmó Aro Omin

Professora e Ativista do Movimento Mulheres Negras e luta contra a Intolerância Religiosa! Componho o Coletivo de Mulheres “Curicas Empoderadas”, atuante na área de palestras sobre autoestima e Empoderamento feminino


 

Os orixás são entidades divinas de religiões africanas que são representados pela natureza e divididos como forças masculinas e femininas. Em algumas religiões, eles também são entendidos como seres que auxiliam a humanidade a viver no planeta.

 

Obaluaiyê (Omolu) e Yansã (Oyá) Bara (Exu) são os orixás regentes de 2024.


Obaluaiyê é o senhor da terra, ou seja, ponderado em suas atitudes.


Já Yansã é tempestiva e está ligada à negociação.

Já Yansã é tempestiva e está ligada à negociação.


“As energias desses Orixás vão impulsionar a nossa determinação, garra, resiliência e criatividade. Essas habilidades serão imprescindíveis para nos estimularem a seguir em frente, driblando todas as adversidades financeiras do dia a dia

Assim, Exu é compreendido como o orixá da justiça.

 

“Exu é o movimento, é o orixá da justiça, ele é executor da justiça cármica. Quem deve paga, quem merece recebe. A gente infere um ano difícil, mas de escolhas, de possibilidades, decisões importantes, caminhos. Exu é o senhor da encruzilhada”.

 

Omulu também está muito ligado à terra, e a terra está ligada à ideia de colheita. A colheita só se dar com o plantio. O que você vem plantando?”

É o orixá da cura em todos os seus aspectos, da terra, do respeito aos mais velhos e protetor da saúde. É chamado sempre que necessário afastamento de enfermidades.

 

Todo esforço para manter o equilíbrio mental, físico, emocional ou espiritual também é uma forma de cultuar este orixá. Como as coletividades também adoecem, todo esforço para aqueles que nos cercam ou para melhorar o mundo em que vivemos também é uma forma de cultuar Obaluaiyê.

 

Ao contrário do que pensam, ele não é o deus da morte, dos mortos, do cemitério ou das almas que lá habitam. O que acontece é que, por ser o orixá que promove a cura para as enfermidades, automaticamente ele está sempre próximo a Iku, (orixá responsável por tirar a vida), uma vez que ele promove a cura para aqueles que estão perto da morte

Yansã é uma figura proeminente dentro da cultura afro-brasileira e representa uma das divindades mais reverenciadas nas religiões de matriz africana no Brasil. Seu papel abrange desde aspectos ligados à natureza até características ligadas à personalidade humana.

 

Sua trajetória mitológica ganhou destaque por sua associação com ventos, tempestades, transformação e liderança. Na mitologia, Yansã é frequentemente retratada como uma mulher de grande força, coragem e determinação. Ela é a senhora dos ventos e das tempestades, capaz de desencadear mudanças climáticas intensas.











 
 
 

Comentarios


bottom of page