top of page
Buscar

PANDEMIA! O QUE ACONTECE COM O ENSINO NO BRASIL?

jjuncal10


Renato Oliveira Sardenberg Mattos. Formado em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Vila Velha – ES, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Iguaçu, Itaperuna – RJ e graduando em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de Governador Valadares



Até o presente momento temos observado um aumento exponencial das demandas de saúde mental em nosso país, mas devo falar especificamente da região a qual estou inserido, que se trata do Leste Mineiro, na cidade de Conselheiro Pena, onde tenho visto que há demanda maior aos atendimentos psicológicos do que no período anterior à pandemia.

Em todo o Brasil o número de atendimentos psicológicos on-line cresceu 32%, segundo o site Valor Investe¹, e as principais demandas são: estresse e aflições ligadas a medos sobre saúde ou emprego, isso após o início do isolamento social, como medida de prevenção à pandemia do novo Corona Vírus (COVID-19).

Com todo esse cenário atingindo nosso país, não seria diferente com os estudantes. A classe vem sofrendo amplamente com a pandemia provocando, baixa na qualidade do processo de ensino-aprendizagem, diminuição no interesse pelos processos de aprendizagem pelos alunos e desenvolvendo sintomas de ansiedade e estresse. Segundo estudo publicado no site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul – FUNDECT “O sinal de um adoecimento mental também pode ser identificado no comportamento em relação aos estudos, por exemplo, com a desorganização do processo educacional.”².

O médico psiquiatra e professor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), André Veras (2020) afirma que:

No momento em que isso caminha para uma desorganização desse acadêmico na relação com uma experiência nova e a distância de ensino, produzindo sofrimento, produzindo muitas vezes desinvestimento e até uma desorganização do cotidiano, é que se passa a ser necessário identificar sinais de um adoecimento psicológico. O marcador principal é a desorganização do processo pedagógico, do processo de aprendizado é que me parece ser relevante para que todos fiquem atentos e identifiquem essa espiral de adoecimento.³

Ao ter a fala acima citava, VERAS (2020) nos alerta para a real situação dos sistemas de ensino do país, bem como o reflexo que isso traz aos nossos estudantes, denotando a necessidade de um olhar mais sensível aos mesmos, bem como uma escuta profissional à cerca das demandas psicológicas apresentadas por eles.

É perceptível a postura de desleixo e abandono tomada por muitas instituições no Brasil, mais efetivamente às instituições de ensino superior, que vêm tratando seus alunos da forma que melhor os convém, como números, esquecendo-se que se tratam de pessoas, dotadas de frustrações provenientes do isolamento social somadas às posturas dessas instituições.

Venho com esse artigo buscar informar e sensibilizar a todos sobre os reflexos psicológicos causados pela Pandemia do COVID-19 nos alunos, mas sabemos que esses reflexos não estão ligados tão somente aos alunos, os professores também têm sofrido, e muito, com esse isolamento. Vejo o exemplo de colegas próximos, que da noite pro dia tiveram que passar por um processo de reinvenção de todas as metodologias que desenvolveram para abordar seus respectivos conteúdos. Imaginem trabalhar a trigonometria de maneira on-line? Se presencialmente o conteúdo da disciplina de matemática já é complicado, à distância as coisas tomam outra dimensão. Não estão contentes com este exemplo? Tudo bem, vamos trabalhar Análise Morfossintática das orações com aulas remotas. É meus caros leitores, não é tão simples assim estar em nenhuma posição desse processo, em meio à tantas particularidades.

Sejamos resilientes, adaptativos, carismáticos, compreensivos e, acima de tudo, humanos, pois só assim conseguiremos tirar um pouco do peso que estamos carregando e passaremos a levar este isolamento e toda a pandemia com mais leveza, mas não nos esqueçamos! O uso da máscara, do álcool em gel (70%) e o distanciamento é uma prova de amor consigo mesmo e com o outro.


¹ Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/organize-as-contas/noticia/2020/11/01/busca-por-psicologo-on-line-cresce-32percent-durante-a-pandemia.ghtml. Acessado dia 12 de abril de 2021.

² Disponível em: https://www.fundect.ms.gov.br/pandemia-impacta-diretamente-na-saude-mental-dos-estudantes/. Acessado dia 12 de abril de 2021.

³ VERAS, André. Pandemia impacta diretamente na saúde mental dos estudantes. Disponível em: https://www.fundect.ms.gov.br/pandemia-impacta-diretamente-na-saude-mental-dos-estudantes/. Acessado dia 12 de abril de 2021.















 
 
 

2 Comments


Verdade, não tem sido fácil pras crianças o aprendizado online e para os professores também está sendo um grande desafio.

Like
Renato Sardenberg
Renato Sardenberg
Apr 14, 2021
Replying to

Verdade minha amiga! Mas com perseverança chegaremos longe e sairemos dessa loucura.

Like
bottom of page