top of page
Buscar

TODA A INCOERÊNCIA CONTIDA NO DISCURSO FALHO

jjuncal10

MARCELO BRASILEIRO - CIDADÃO

Militar da reserva das forças armadas - Advogado com especialização em direito Marítimo, Direito Ambiental

Pós graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo


Todos os dias ouvimos os conselhos dos médicos e dos especialistas naquilo que determinam: MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS, REDUZA O AÇÚCAR, REDUZA O STRESS E VIVA MELHOR! 

  

Não é assim? 

  

Pois bem. E todos esses conselhos estão corretos! 

  

Até a voz interior daqueles que correm nas praias, pedalam nos campos, que lotam as academias e mesmo aqueles que se dedicam parte do seu tempo ao trabalho pesado como cortar lenha ou remar em uma canoa havaiana sabem o tamanho dos benefícios e as sensíveis melhoras em termos de qualidade de vida. 

  

Comer menos, ingerir alimentos saudáveis, beber água, fazer exercícios físicos e dormir bem são mesmo essenciais à uma vida com qualidade! 

  

Prefeituras de todo o país dizem fazer campanhas nesse sentido, inclusive instituindo e mantendo "programas de boas práticas" destinados à população infantojuvenil e às pessoas idosas. 

  

Todavia, esse discurso falho - inclusive de administrações municipais como as de Vila Velha e de Vitória no Estado do Espírito, como também de tantas outras cidades capixabas e por todo o país cai por terra quando vemos o desestimulo a algo tão simples como caminhar.  

  

É que patinetes elétricos nas cores azul ou Verde fosforescente inundaram calçadas, calçadões das praias, parques e passeios das cidades e o que vemos são injustamente pessoas com sobrepeso - que bem poderiam estar fazendo o contínuo uso dos próprios pés e das pernas (se exercitando), fazendo uso dos tais patinetes.  

  

Outro dia mesmo e sobre um patinete, passou por mim com mochila nas costas e com um copo de milk-shake em uma das mãos, um adolescente que deveria estar pesando bem uns 80 ou 90 quilos e pensei sobre ser este o nosso "modelo de juventude saudável" de que tanto ouvimos dizer. Não! 

  

A obesidade mórbida constatada no adolescente que passou por mim clarifica que seus pais ou responsáveis deverão envia-lo, dentre de algum tempo, à uma cirurgia bariátrica e quem sabe assim, vê-lo mais saudável (e feliz). Quem sabe... 

  

Só que pesando uns 80 ou 90 quilos, com um copo de milk-shake nas mãos e um patinete elétrico sob os pés, acredito que será ainda mais difícil. 









 
 
 

Kommentare


bottom of page