
Colunista RIZZO SANDES - Consultora de Moda e Estilo/Personal Stylist - Psicanalista
Estará presente todas as semanas, tratando de moda e vários outros assuntos
Dúvidas, serão respondidas, quantas forem necessárias.
Hoje vou falar sobre 5 tipos de corpo, que chamamos de biótipo.

Deixando bem claro que não existe biótipo, feio, melhor ou pior.
De forma alguma, todas nós temos nossa bela única e perfeita.
Vou montar aqui qual o seu biótipo e como descobrir qual é o seu.
Você pode me perguntar. E isso vai mudar o que em minha vida?
Isso vai ensinar-te a escolher melhor suas roupas na hora de comprar, vai te ajudar a não ficar horas escolhendo peças, sem saber qual vai ficar bem em você, dentre outros truques de style. Vamos lá:
Muitas vezes você vir uma roupa numa modelo, artista, amiga e você acha linda e vai comprar uma igual, (onde não há problema algum nisso).
Porém, quando você coloca a mesma peça de roupa em seu corpo, fica totalmente diferente, não caiu tão bem quanto a mulher que você viu vestida.
Isso já aconteceu com todo mundo e muitas vezes pensamos que o problema tá na gente, até chegamos a nos a nos depreciarmos, falado: é porque meu corpo não é bonito, eu tô gorda, nada fica bem em mim... começamos a nos colocarmos pra baixo, a ponto de ficarmos com uma baixa alta estima.
Agora vou te explicar que não é nada do que você pensou acima a seu respeito. É que o biótipo dela era diferente do seu e consequentemente, não iria ficar igual em você, por você ter um biótipo diferente, só isso, nada demais.
Deixa eu parar de conversa e vamos logo para o assunto. Rs
Os 5 tipos de físicos, ou biótipo, são esses aqui:
AMPULHETA: cintura com curva acentuada, com ombros e quadris proporcionais – diferente máxima de 10/15 cm entre eles.
Este a cima é o corpo AMPULHETA. O que acabei de falar.

RETÂNGULO: ausência de curvas. Medidas iguais (ombro x cintura x quadril).
-Dica de style: crie uma cintura imaginária, com toques de estilo, tais como, sobreposições, cintos descolados, looks Policromático (cores diferentes da parte superior da inferior).
Use looks que crie uma “cintura”. Nada reto, sem nenhuma marcação. Se não, o look não vai valorizar seu corpo.

OVAL: os ombros são menores que a cintura e o quadril. Desvie a atenção para a parte de cima ou extremidade do corpo. Você deve afinar visivelmente à cintura com truque de estilo, tais como: looks monocromáticas (todo na mesma cor), vestido envelope, listras verticais, decotes em V.

TRIÂNGULO: os quadris são maiores que os ombros.
Você deve ampliar a parte de cima. Ex; tudo que você clareia, você aumenta.
Estampas sempre na parte superior, cores mais claras, com mangas, sempre na parte superior (o que você quer aumentar você clareia). O foco sempre na parte superior e para reduzir a parte de baixo; com truques de estilo; a parte de baixo mais escuras e sem detalhes. O oposto da parte de cima.

TRIÂNGULO INVERTIDO: os ombros são maiores que os quadris, fazendo a famosa silhueta nadadora. Aqui você vai fazer o OPOSTO do TRIÂNGULO, ou seja, ampliar a parte de baixo (foco) reduzir a parte de cima. E parte de baixo: pantolonas claras, ou estampadas, pulseiras em ambos os braços, o que vai ajudar no truque de visão pra aumentar a parte de baixo. São truques de estilo que ajudam no seu propósito.

São truques de estilos que falei acima: onde você não vai ficar horas escolhendo peças de roupas e não sabe qual vai ficar melhor no seu corpo. Você vai fazer compras assertivas. É sobre a roupa que ficou tão bem na pessoa que você viu e foi comprar igual, mas quando vestiu não ficou tão bem em você... agora você já sabe o motivo: o biótipo dela era diferente do seu. Mas agora, como eu faço pra saber qual o meu biótipo? Além das fotos que postei, que só em você olhar já dá pra ter uma noção qual é o seu biótipo, ou físico... devendo levar em conta o tamanho do bumbum e dos seios. Vamos aprender como medir pra saber seu biótipo: você pega uma fita métrica, fecha seus braços e mede um pouco acima do seio (dando uma volta de 360º) e anota no papel e na parte inferior da mesma forma a medição, bem no finalzinho do bumbum e anota. A proporção eu coloquei acima.
Ex: seu ombro deu 90cm, seu quadril 95cm, sua cintura 70cm. Seu corpo é: AMPULHETA.
Mesma proporção na parte superior e inferior, que pode variar entre 10/15cm no máximo de diferença de tamanho e tem uma cintura bem mais fina, seu corpo será AMPULHETA e será assim como todos os biótipos.
Deixando bem claro que cada um tem sua beleza, você é linda do jeito que você é e cada um pode usar o que quiser.
Assim são dicas de Stylist para lhe deixar mais confortável com seus looks, mais elegante, mais fina, vai lhe ajudar a escolher os looks assertivos e não vai encher seu closet de roupas e vai olhar e dizer aquela frase bem conhecida das mulheres: eu não tenho roupas, sendo que o closet está abarrotado de roupas. Está sensação de estar sem roupas, foi justamente por não feitos compras de looks bem diferentes do seu biótipo.

Você está vendo está modelo, né? Pois é: ela é a mesma pessoa e uma foto tirada na mesma hora, mas porquê em uma ela parece ter quadril mais largo que a outra? É como falei: o que você quer aumentar, você clareia, põe detalhes (como no caso dela), só colocou um bordado, na parte de baixo da mesma peça.
P.s: por isso a impressão, que ela tem o quadril mais largo, sendo que não; é a mesma modelo, como falei acima.
Espero ter-me feito entendida.
Como sempre, qualquer dúvida é só perguntar.
Um grande abraço a todas e que Deus abençoe grandemente.
Até semana que vem, com novos temas se Deus assim me permitir.
P.S.: vocês podem dar dicas do que querem saber também em relação a outros assuntos. Se estiver na minha alçada, será um prazer responder.
Grande abraço.







Comentários