
JOSÉ WALTER PIRES -
SOCIÓLOGO, ADVOGADO, POETA, CORDELISTA E ESCRITOR
Sinto-me muito honrado em participar da culminância do Projeto de cordel na Escola, desenvolvido pelo Centro De Educação Monteiro Lobato (Brumado), trabalhando com os meus livros infantis e infanto juvenil, durante uma unidade letiva, nas diversas séries.
Em particular, trabalhei com os professores, falando sobre a literatura de cordel e como abordar essa temática em sala de aula.
Agora, vamos trabalhar com os alunos e os resultados colhidos com a leituras das minhas obras. Entendo ser esse o objetivo do "cordel na escola", basicamente, como estímulo à leitura e divulgação de obras escolhidas e trabalhadas por um período mais longo.
Para isso é preciso planejamento, discussão, definição do objetivo, acompanhamento e avaliação dos resultados, nunca com a produção dos forcada textos poéticos ou literários, mas sim a dedicação, empenho e demonstração dos alunos diante dos instrumentos avaliativos previstos no planejamento.
Esse dom é outra coisa. Entre eles testes, provas, leituras, escrita, em conformidade com o desenvolvimento dos alunos. A criatividade, esta sim, é avaliável.

Isso é o que irei fazer amanhã, procurando constatar essa e outras formas de uma compreensão mais amplas dos livros lidos e estudados.
Sou educador e como tal não poderia dispensar os procedimentos didático-pedagógicos para conduzir a formação livre de alunos nos seus primeiros anos de Escola.
Não há educação fora disso! É a modelagem da cidadania!
É a finalidades das linguagens dos componentes curriculares.
E para isso serve a literatura de cordel planejada e não aleatória.
Ou as demais literaturas. Somente assim a educação faz sentido. A outra coisa importante é desenvolver a identidade dos alunos com o seu próprio meio, com os seus valores, ideais e culturais.

É daí que nascem os líderes comprometidos com o seu povo.
Pensemos nisso!
Vale a pena refletir.






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