top of page
Buscar

COMO EVITAR AS DROGAS


Pr. Roberico Silva de Oliveira.

Teólogo e Psicanalista Clínico

Professor e Diretor do Instituto Bíblico Plus – Polo de Feira de Santana – Bahia e Psicoterapeuta,

Radialista Profissional, RPR 3204/BA, Jornalista Prático Credenciado pela ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas, Editor do Site Fox Notícias (em manutenção) e da Rádio Bahia Gospel Web (em manutenção)

Missão: Pastor Evangélico – Superintendente Regional da Assembleia de Deus Jardim Míriam em Feira de Santana – Bahia.


· “Ninguém usa drogas porque tem problemas, tem problemas porque usa drogas”. Dr. Edson Ferrarine – Psicólogo.

· “Ninguém bebe porque tem problemas, tem problemas porque bebe”. Dr. Edson Ferrarine – Psicólogo.


O que é ser alcoólatra?

Alcoólatra é aquele que não consegue evitar o primeiro gole, não para no segundo e não se lembra do último. É aquele que perde o controle diante da garrafa de bebida.


Os males do álcool no organismo do ser humano são:


1. Convulsão

2. Dores de cabeça

3. Agitação

4. Falta de apetite

5. Pancreatite

6. Tremores nas mãos

7. Gastrite

8. Câncer


9. Alteração do estado de consciência

10. Alucinações

11. Irritação

12. Insônia

13. Pesadelos

14. Sopro no coração

15. Pressão Alta

16. Úlcera

17. Afeta a coordenação motora

18. Impotência sexual.


Como deixar de beber?


É preciso força de vontade, caráter, personalidade forte, determinação e o real desejo/vontade de parar de ingerir bebidas alcoólicas. E, sobretudo, encarar o problema como doença. Saiba que 5% da população mundial já nascem portadoras dessa doença chamada alcoolismo.

Até morrer o inimigo número “UM” do alcoólatra será o primeiro gole. Logo, o segredo é evitar hoje e sempre o primeiro gole de bebida alcoólica.


Lembre-se:

“o usuário de qualquer droga hoje será o viciado de amanhã” - Pr. Roberico de Oliveira – Psicanalista Clínico e Teólogo.


Diga todos os dias para você mesmo ao deitar e ao levantar-se:


Só por hoje não usarei draga.

Evitarei hoje e sempre, o primeiro gole de bebida alcoólica.

Com a ajuda de Deus abandonarei esse vício.



SETE REGRAS PARA SE AFASTAR DAS DROGAS


1. O momento é agora - Uma das táticas mais usadas pelos dependentes e abusadores de álcool e/ou drogas para evitar ingressar em tratamento é a procrastinação. A frase: “Eu vou parar amanhã”, significa exclusivamente que a pessoa não tem qualquer intenção atual de interromper o consumo.


2. Pare o consumo de uma vez – reduzir o consumo de drogas lícitas ou ilícitas, é uma tarefa ingrata e infrutífera. Por exemplo, cada episódio de consumo de cocaína aumenta o desejo por mais cocaína e, assim o processo de recuperação acaba adiado.


3. Pare com todas as drogas de abuso – esta é uma das regras mais difícil para o dependente aceitar. O dependente/viciado focaliza todas as suas dificuldades na droga que mais usa desprezando a participação das outras substâncias no seu padrão de consumo. O uso de qualquer substância mesmo a bebida alcoólica e maconha, evoca as memórias do consumo da droga principal desencadeando/potencializando fissuras intensas.


4. Mude o estilo de vidadependente de drogas não pode manter os relacionamentos com “amigos”, “parceiros” de consumo e ambientes que remetem aos momentos daquelas viagens...”. Evite a qualquer custo os velhos cenários, os “pseudos-amigos”, que remetem as malditas lembranças. Pense nisso.


5. Sempre que possível evite situações pessoais, pessoas e ambientes que causam fissuras – o dependente de drogas lícitas ou ilícitas em tratamento, nunca deve testar-se para saber como está indo no tratamento. Se acreditar que passou no teste achará que reconquistou o controle sobre as drogas e jamais irá consumi-las novamente. Mesmo passando no teste nesse primeiro momento a pessoa estará mais próxima de uma recaída exatamente por ter se aproximado do ambiente de consumo e por excesso de confiança. Isto é, “SÍNDROME DE SANSÃO”.


6. Procure outras fontes de prazer – É preciso recuperar a sintonia com o mundo “careta”, retornando as antigas formas de laser, prazer, aos hobbies (passatempos), aos amigos, à normalidade de uma vida social de verdade e saudável. Ah! Convide o Senhor Jesus para fazer parte dessa sua nova vida, pois disse Ele: Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.(João 15.5).


7. Capriche nos cuidados pessoais – aparência, alimentação e exercícios físicos. O uso de drogas proibidas e liberadas/legalizadas deixa a pessoa com a aparência “largada/desleixada”. Portanto é chegada a hora de voltar a cuidar da beleza, “tomar um banho de loja”, alimentar-se bem, frequentar academia, fazer caminhada.

Seguindo essas orientações terá autocontrole sobre o vício, a ansiedade, facilitando a resistência da crise de abstinência porque produz a sensação de bem-estar devido à descarga de endorfina (neuro-hormônio - substância natural, produzida pela glândula hipófise, presente no nosso cérebro. Sua principal função é inibir a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação, bem-estar e de felicidade dos seres humanos).

O exercício físico, pedalada, natação, potencializa esse neuro-hormônio. Pense nisso e siga essas orientações na certeza que você já venceu!


“Você nasceu para dominar e não para ser dominado”.

Pr. Roberico de oliveira – Teólogo e Psicanalista Clínico.


“Você nasceu para influenciar e não para ser influenciado”.

Pr. Roberico de oliveira – Teólogo e Psicanalista Clínico.




 
 
 

Comments


bottom of page