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CONSUMO


Por Priscilla Costa

Designer de Moda| Jornalista | Publicitária | Especialista em Marketing



Você sabe como funciona o comportamento de consumo?


Parte do trabalho de marketing de conteúdo envolve a pesquisa e o estudo constante das principais tendências de consumo.


O estudo do comportamento de consumo procura respostas para os padrões adotados pelos diferentes grupos sociais na hora de gastar seu dinheiro, buscando analisar quais são os produtos mais adquiridos e porquê de cada compra.


“Os principais objetivos do marketing são: atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, manter e cultivar os clientes atuais proporcionando satisfação”.


E os processos externos são divididos pelo ambiente econômico, tecnológico, político e cultural. “[...] referentes aos 4 P´s[...] são estímulos que, somados ao meio ambiente, provocam impacto no cliente, o qual irá prestar atenção, reter e reagir as informações de acordo com as suas características.


Atualmente as empresas tendem a encontrar uma semelhança entre as diferenças de consumo, baseada nas características das personalidades de seus clientes, para sempre oferecerem aquilo que eles precisam.


Além da personalidade e hábitos de compra dos consumidores, todos possuem seus valores, seus grupos de referência, idade, ocupação, nível de renda, estilo de vida, necessidades, aprendizado obtido através de experiência anterior própria ou de terceiros e as necessidades e desejos atuais são fatores que também influenciam a tomada de decisão.


A pesquisa de todos estes fatores pode fornecer sugestões sobre como alcançar e servir os clientes mais efetivamente.


Depois dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor é necessário o processo de compra no mercado de bens de consumo que é dividido em cinco etapas

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a) Reconhecimento do problema: processo que quando o consumidor reconhece aquela compra como necessidade;


b) Busca de informações: consumidor caso não haja satisfação. O consumidor vai em busca de outros produtos a fim de satisfazer a necessidade, por meio de informações, consultas com amigos, especialistas entre outros;


c) Avaliação de alternativas: diante das informações obtidas o consumidor irá avaliar as alternativas se vai ou não comprar o produto;


d) Decisão de compra: nesse estágio as marcas e formas de pagamento entre outros, são fatores decisivos;


e) Pós compra: após determinada compra o consumidor se depara com a satisfação ou insatisfação quanto ao produto comprado. Sendo um fator determinante, já após esse período determinará se o consumidor irá novamente comprar o produto.


Sendo assim, a área de marketing cria um conteúdo para ajudar as empresas a se atualizarem em relação aos principais movimentos de seus segmentos e a acompanharem as transformações dos seus públicos – para que, assim, possam oferecer serviços, produtos e informações alinhados às demandas atuais (e futuras).


No entanto, engana-se quem pensa que acompanhar as tendências é importante somente para entender como e o que vender. Conhecer as mudanças que estão moldando o comportamento dos consumidores é fundamental também para desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz.



















 
 
 

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