DEUS EXISTE?
- jjuncal10
- 17 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de ago.

Por: Robérico Silva de Oliveira - Teólogo, Gestor em Teologia, Psicanalista Clínica, Pós-Graduado em Psicologia Clínica, Bacharel em Administração, Pós-Graduado em Ciências Políticas.
Vamos iniciar esclarecendo um pouco sobre a função do TEÓLOGO numa explanação/questionamento:
Quais são as principais áreas de atuação de um teólogo?
Comportamento, religião, doutrina, sob a luz da verdade que é a Bíblia sagrada, são alguns dos temas que o profissional formado em Teologia aborda em sua atuação.
Algumas pessoas escolhem o curso de Teologia apenas para aprimorar seus conhecimentos lhe acrescentando conteúdos para o exercício de suas respectivas profissões. Neste ínterim citamos: Pesquisadores, arqueólogos, filósofos e cientistas. Nós pastores/evangélicos em geral, escolhemos a Teologia pelo fato de adquirirmos conhecimentos técnicos para passarmos para outras pessoas palavras de esperança, amor e paz - fazendo a diferença onde estamos e aonde vamos. Sobretudo, os Obreiros da igreja pós-moderna (Igreja atual), precisam ter conteúdo bíblico, teológico, sociológico, psicológico, filosófico, ciências políticas, conhecimentos gerais para oferecer uma ração balanceada as “Ovelhas”; alimentando-as dignamente para não sentir necessidade de frequentar outros “pastos”.
O Teólogo é um pensador. E, como tal, jamais deverá ser extremista. Logo, devemos ter opiniões formadas sobre os principais assuntos sem a famigerada prática do extremismo praticando a técnica de se colocar sempre no fiel da balança.
Exemplo:
a) Nem tudo é proibido. Mas também nem tudo é permitido.
b) Nem tudo é pecado. Mas também nem tudo é lícito.
c) Nem tudo que é legal, é moral.
d) A Igreja é inclusiva, mas o CÉU é exclusivo.
e) A Igreja estar no mundo, mas o mundo não pode entrar na Igreja. Pense nisso.
CURIOSIDADE:
A Bíblia não é uma tese, e sim teoria - (teoria criacionista). E, por não ser ciências exatas, existem inúmeras interpretações, objeções e, até manipulações.
Bíblia X Evolução/ciência (teoria da evolução).
O Teólogo precisa ter convicção na existência de um Deus Uno/Trino criador de tudo o que existe, e principalmente da raça humana criada com o primor das mãos do Altíssimo.
Mas o Teólogo é treinado para defender Deus?
O universo pressupõe um criador poderoso, sua beleza, desenho e ordem apontam para um legislador. Quem fez o Criador? Se recuarmos no tempo, indo da causa para o efeito, mas não podemos continuar nesse processo de recuo sem reconhecer um ser “sempiterno”. AquEle ser eterno é Deus, o Eterno, a Causa e a Origem de todas as coisas boas que existem.
DEUS EXISTE?
DECLARANDO A SUA EXISTÊNCIA
Em parte, algumas Escrituras tratam de provar a existência de Deus mediante provas formais. Reconhece-se como fato auto evidente e com crença natural do homem. As Escrituras em parte alguma propõem uma série de provas da existência de Deus como preliminar a fé. “O que se chega a Deus, creia que há Deus”, é o ponto inicial na relação entre o homem e Deus. A Bíblia, em verdade, fala de homens que dizem em seus corações que não há Deus, mas esses são “tolos”, isto é, os ímpios/incrédulos praticantes que expulsariam a Deus dos seus pensamentos porque já o expulsaram das suas vidas. Esses pertencem ao grande número de ateus praticantes, isto é, esses procedem e falam como se não existisse Deus. Pasmem! Mas seu número ultrapassa em muito o número de ateus teóricos que pretendem aderir a crença intelectual que nega a existência de Deus.
“Para aqueles que creem, nenhuma explicação é necessária; e para aqueles que não creem, nenhuma explicação é possível”. (Inácio de Loyola). Pense nisso.










Comentários