top of page
Buscar

O MAIS PERFEITO MODELO!


- Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? 

Resposta dos Espíritos: “Jesus.” 


(Allan Kardec. O livro dos Espíritos. FEB. 33.ed., perg. 625) 


“Jesus, cuja perfeição se perde na noite imperscrutável das eras, personificando a sabedoria e o amor, tem orientado todo o desenvolvimento da Humanidade terrena, enviando os seus iluminados mensageiros, em todos os tempos, aos agrupamentos humanos e, assim como presidiu à formação do orbe, dirigindo, como Divino Inspirador, a quantos colaboraram na tarefa da elaboração geológica do planeta e da disseminação da vida em todos os laboratórios da Natureza, desde que o homem conquistou a racionalidade, vem-lhe fornecendo a ideias da sua divina origem, o tesouro das concepções de Deus e da imortalidade do espírito, revelando-lhe, em cada época, aquilo que a sua compreensão pode abranger.” - (Emmanuel. Emmanuel. FEB. 7.ed., p.20) 


“O divino legado de Jesus, que a Humanidade Terrena ainda não quis aceitar e não pôde perceber, é o de um mundo feliz, de paz e amor, sem injustiças, sem opróbrios, sem miséria, sem orfandade, sem crimes e nem ódios, sem fratricídios e sem guerras, onde todos, solidários e progressistas, criarão a Beleza, desenvolverão a Ciência e as Artes, a Filosofia e a Técnica, com trabalho digno e repouso honesto, na nobreza do lar, na administração operosa e esclarecida.”   - (Áureo. Universo e vida. Psicografado por Hernani T. Sant’Anna. FEB. 4.ed., p.123-124) 


Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava. 


Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhe falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens.” - (Comentário de Allan Kardec - O livro dos Espíritos a resposta da questão 625). 

  

Em sua completa comunhão como Pai Criador, nosso divino Mestre foi modelo perfeito da completa obediência ao Supremo Senhor, a quem sempre fez questão de testemunhar fidelidade filial absoluta. “Quem fala por si mesmo – disse – está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro.” 




 
 
 

Comments


bottom of page