top of page
Buscar

OXOSSE E O CORPUS CHRISTI

jjuncal10

Veronica de Oxosse Íyálorixá no Ilê Igba Òmó Aro Omin

Professora e Ativista do Movimento Mulheres Negras e luta contra a Intolerância Religiosa! Componho o Coletivo de Mulheres “Curicas Empoderadas”, atuante na área de palestras sobre autoestima e Empoderamento feminino



Preservando a tradição dos antigos africanos que ajudaram na formação do Candomblé aqui no Brasil, grandes terreiros, como Ilé Àṣẹ Òpó Àfọ̀njá, Engenho Velho e Gantois, comemoram Oxóssi no dia de Corpus Christi, um ritual católico que representa o alimento espiritual ou "Corpo de Cristo", no intuito de comemorar o alimento proporcionado por esse Orixá. Corpus Christi surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. As procissões pelas ruas são tradições e são organizadas todos os anos pelas igrejas. Nessa ocasião muitas paróquias confeccionam os tapetes de Corpus Christi ou tapetes de sal, que contém temas devocionais com desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.


A festa a Oxóssi (o Orixá da caça responsável pela fartura e alimentação do ser humano) feita no dia de Corpus Christi nos terreiros de Candomblé, tem como desígnio, celebrar o alimento, a fartura e a prosperidade. Sendo assim, ambos rituais enaltecem o sustento do Corpo e da Alma!


E aí você me pergunta o que Oxossi tem a ver com Corpus Christi?

Em uma quinta feira, é um feriado católico, Corpus Christi, e no Candomblé de tradição Ketu a data é consagrada em louvor a Oxóssi, entender o porque é fundamental para o conhecimento da religião.


A festa do Corpus Christi, significa Corpo de Cristo, nos faz voltar o outro momento da história, a quinta feira santa, foi lá que Cristo realizou a Santa Ceia e partilhou o pão e o vinho como seu corpo e seu sangue afim de alimentar as pessoas fisicamente e espiritualmente. A festa então se resume na adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia (o pão e o vinho, o corpo e o sangue de Cristo).


O que teria Oxossi a ver com isso?


Na nossa cultura Oxossi é o provedor do alimento, Oxossi era um caçador que não se preocupava só com sua família e sim com toda a sua comunidade, por isso ele ficou conhecido como Akueran, aquele que traz a carne da montanha.


No candomblé de Ketu, é Oxossi quem provem a alimentação, por isso a data de corpus christi é a data escolhida pelo sincretismo para louvar Oxossi. Em tempos atrás quando o sincretismo era necessário para perpetuação do culto, foi desta maneira que nossos ancestrais encontraram para fazer uma grande festa a Oxossi que vem a ser Rei da nossa nação por suprir uma necessidade básica. Hoje não vemos mais essa necessidade, pois nosso estado é considerado laico, logo não precisamos de nenhuma desculpa ou pretexto para cultuar nossos ancestrais. Oxossi é reverenciado costumeiramente todas as quintas, independente de qualquer data comemorativa da igreja católica.

Oke!



 
 
 

Comments


bottom of page