PESSOAS E FRASES DERROTISTAS – COMO LIDAR
- jjuncal10
- 27 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de abr.

Por: Robérico Silva de Oliveira – Teólogo, Gestor em Teologia, Psicanalista Clínico, Pós-Graduado em Psicologia Clínica, Bacharel em Administração.
É necessário que conheçamos alguns detalhes/informações sobre como lidar com pessoas que, conscientes ou não, se utilizam de frases derrotistas e de astúcias para se protegerem e atacarem, afrontarem, confrontarem outras pessoas. Pense nisso.
Evite confiar em pessoas que desativam as funções de seus androides e iPhones de recebimentos de leituras. Isto é, nunca aparecem os marcadores (tracinhos azuis) indicando que suas mensagens foram visualizadas.
Evite confiar em pessoas que te bloqueiam por qualquer motivo, pois tal comportamento sinaliza falta de respeito, consideração ou baixa tolerância. Pense nisso.
Evite pessoas que falam mal de outras desqualificando-as, tentando desestabiliza-las e desconstruí-las, pois, a próxima vítima poderá ser você.
Evite pessoas que aceitam orientações de outras – contra você sem verificar se há alguma procedência de suas narrativas e simplesmente ficam indiferentes com você sem te dar a oportunidade de se explicar/defender. Obs.: Conforme a linguagem jurídica “in dubio pro reo” – “na dúvida, a favor do réu”, ou seja, Presunção da dúvida. Pense nisso.
Já dizia Sigmund Freud: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”.
O livro sagrado a Bíblia em Mateus 7:16 diz:
“Pelos frutos[atitudes/testemunhos/práticas] os conhecereis...”. Pense nisso.
Evite pessoas que torcem pelo seu fracasso e até contribuem com essa possibilidade. Inclusive com frases derrotistas.
FRASES DERROTISTAS:
“Isso é completamente impossível...”
“Isso já foi tentado mais de dez mil vezes...”
“Afinal, o que você entende disso?...”
“Acaso você é algum “expert” na matéria?...”
“Você faz ideia de quanto isso vai custar?...”
“Muita gente bem mais experiente já quebrou a cabeça com este problema...”
COMO TRATAR FRASES DERROTISTAS?
A melhor forma é denunciá-las abertamente como tais. Não se deve ter medo de chamar à atenção do derrotista, dizendo que a contribuição dele só é destrutiva.
“Pessoa derrotista é igual ao inseto barato. Isto é, só presta para colocar gosto ruim nas coisas...”. Pense nisso.
Quero compartilhar com nossos leitores uma curiosidade do livro Gerência de Vendas Eficaz que traduz muito bem o perfil de pessoas que se incomodam com o sucesso dos outros. Leiam e reflitam com muita atenção.
OS RATOS NÃO RESISTEM ÀS ALTURAS
“Logo após a I Guerra Mundial, De Havilland, jovem piloto inglês, experimentava o seu frágil avião monomotor numa arrojada aventura ao redor do mundo. Pouco depois de levantar voo de um dos pequenos e improvisados aeródromos na Índia, ouviu um estranho ruído que vinha de trás do seu assento. Logo percebeu que havia um rato a bordo e que poderia roer a cobertura de lona, destruir o seu frágil avião. Poderia voltar ao aeroporto para livrar de seu incômodo, perigoso e inesperado companheiro de viagem. Lembrou-se, contudo, de que os ratos não resistem a grandes alturas. Voando cada vez mais alto, percebeu, pouco a pouco, cessarem os ruídos que quase punham em perigo sua viagem.
ASSIM É A VIDA ...
Quando “ratos” ameaçam destruí-lo por inveja, calúnia ou maledicência...
Voe mais alto...
SE lhe agridem ..... Voe mais alto!...
Se lhe ofendem ... Voe mais alto!...
Se lhe acusam ... Voe mais alto!...
Se lhe criticam ... Voe mais alto!...
Se lhe fazem injustiça ... Voe mais alto!...
Lembre-se:
OS “RATOS” NÃO RESISTEM AS ALTURAS”. Pense nisso.











Comentários