TEMPERAMENTO
- jjuncal10
- 23 de fev.
- 2 min de leitura

Por: Robérico Silva de Oliveira – Teólogo, Gestor em Teologia, Psicanalista Clínico, Pós-graduado em Psicologia Clínica, Graduado em Administração, Pós-graduado em Ciências Políticas.
As ciências que estudam o conjunto de aspectos, tendência que ditam temperamentos das pessoas: a filosofia e psicologia, entendem que o temperamento é inato. Isto é, que pertence ao ser desde o seu nascimento/gerado no ventre da sua mãe. Segundo a filosofia [Por Extensão] Para a Filosofia Moderna, diz daquilo cuja origem e/ou derivação se baseia no que está inerente à mente e/ou ao desenvolvimento da inteligência (entendimento); ao invés de ser construído a partir da experiência (prática). Logo, entende-se que se você não buscar melhorar seus traços de personalidade inerentes ao seu temperamento, terá deveras dificuldades no convívio social familiar, amizades, estudantil/acadêmico, profissional, em alguns momentos da sua passagem nesta terra. Daí poderá perder algumas oportunidades de dias melhores no seu estágio da vida terrena. Pense nisso e decida inteligentemente potencializar os pontos fortes e melhorar consideravelmente os pontos fracos dos traços de personalidade do seu temperamento. Pense nisso.
Os temperamentos não podem ser mudados
Mas podem ser transformados e melhorados através de ferramentas excelentes da psicologia, psicanálise, filosofia, principalmente na aplicação do Método IMGE – Imersão Mental e Gestão Emocional, criado por mim, Robérico Oliveira, Psicanalista Clínico/Psicoterapeuta, Pós-Graduado em Psicologia Clínica.
Colérico – É ativo, decidido, prático, definido, apressado, otimista, espírito de liderança, insubmisso, fala muito, esmaga os outros para conseguir seus objetivos.
Sanguíneo - (Super Extrovertido) – É pessoa emotiva, afetuosa, alegre, brincalhona, sensível, chora com facilidade, (se cansa fácil), explosiva, imprudente na vida amorosa, fraca de vontade, conversa muito, precipitada nas decisões, é atenciosa, faz amigos com facilidade.
Melancólico - (Introvertido) – É perfeccionista, organizado, calado, sensível, quieto, tendência a ser musicista ou poeta, propenso ao mau humor e guarda sentimento.
Fleumático - (Super introvertido) – É submisso, frio, calmo, lento, passivo, parado, gosta de música, organizado, criativo, aprecia as artes, bruto, mal-humorado, inteligente.
CURIOSIDADE/DIAGNÓSTICO:
No incêndio, o MELANCÓLICO quer saber as causas, o SANGUÍNEO chama os bombeiros, o COLÉRICO ajuda apagar o incêndio e, o FLEUMÁTICO vai visitar as vítimas no hospital.
Obs.: Os temperamentos não podem ser mudados, mas podem ser transformados e melhorados. (Deus nos ajuda nas fraquezas: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. (Romanos 8:26)







Comments