top of page
Buscar

160 ANOS - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 1864 A 2024

jjuncal10

“Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.” ALLAN KARDEC  


O Evangelho Segundo o Espiritismo é a terceira obra da Codificação Espírita e o quarto livro editado por Allan Kardec após a adição de seu pseudônimo. Impresso pela primeira vez em abril de 1864, na França, completa 160 anos de lançamento em 2024.  


Objetivo desta obra: [1]  

Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos:  

 Os atos comuns da vida do Cristo;  

 Os milagres;  

 As predições;  

 As palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas;  

 O ensino moral.


As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável.

Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva. É terreno onde todos os cultos podem reunir-se, estandarte sob o qual podem todos colocar-se quaisquer que sejam suas crenças, porquanto jamais ele constituiu matéria das disputas religiosas, que sempre e por toda a parte se originaram das questões dogmáticas.  

Para obviar a esses inconvenientes, reunimos, nesta obra, os artigos que podem compor, a bem dizer, um código de moral universal, sem distinção de culto. Nas citações, conservamos o que é útil ao desenvolvimento da ideia, pondo de lado unicamente o que se não prende ao assunto.  

                                             [Introdução - O Evangelho Segundo o Espiritismo]  

Em síntese, Kardec a apresenta como “a explicação das máximas morais do cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida”, refletindo a essência evangélica-cristã de suas páginas.  

O Evangelho Segundo o Espiritismo está estruturado em 28 capítulos, trazendo as passagens evangélicas seguidas das instruções dos espíritos. A linguagem é simples e acessível a todos, sem figuras nem alegorias, contendo a essência do ensino moral de Jesus. A obra é finalizada com uma coletânea de preces espíritas que foram transmitidas pelos Espíritos, para apoio e aprendizado em diferentes fases da vida.  

Das cinco obras básicas que compõem o pentateuco, O, Evangelho Segundo o Espiritismo, é o farol imprescindível para a “Reforma Íntima”, objetivo pelo qual Jesus Cristo nos oferece como indispensável para alcançarmos a felicidade futura, a paz interior que tão sonhada, essa conquista que somente a submissão as Leis divinas podem proporcionar ao Espírito imortal na sua elevação evolutiva para Deus.  


“Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos. — Espírito de Verdade [2] 


[1]: Introdução - O Evangelho Segundo o Espiritismo.  

[2]: Prefácio - O Evangelho Segundo o Espiritismo.  

Allan Kardec - Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2013. 

SEAV - Sociedade Espírita Albino Viana

18.01.2024 









 
 
 

Comments


bottom of page