
RIBAMAR VIEGAS
ESCRITOR LUDOVICENSE
(Ao dia dos professores, 15 de outubro)
Ninguém deveria se atrever a ser educador simplesmente pelo fato de achar que tem o dom de ensinar. Todo educador teria que possuir o saber com profundidade para transmiti-lo na sua essência, exercer com convicção a sua função na sua plenitude teórica, técnica específica e com competência pedagógica. Afinal, o professor é o porta-voz das teorias tão almejadas para um saber pleno. Contudo, existem situações e localidades carentes de tudo, onde pessoas com algum conhecimento teórico se predispõe a ensinar aos seus coirmãos a arte de ler, escrever e contar (palmas para essas pessoas). São os denominados professores leigos. Nesse particular, conheci, na Vila Pedra Preta, em Brumado-Bahia, o lavrador, enfermeiro, pedreiro, músico e também professor leigo, Justiniano. Justiniano era pau para toda obra!
Certa tarde cheguei à porta da sala de aula de uma escola na Vila Pedra Preta para tratar de um serviço com o artífice Justiniano, oportunidade em que ele ministrava uma aula de leitura para cerca de vinte crianças. Ao pressentir a minha presença na porta da sala, Justiniano ficou ainda mais eufórico na sua postura de professor. Ele havia escrito no quadro, em letras garrafas, com as sílabas separadas, a palavra U RU BU. Tal qual um maestro, o bravo professor leigo Justiniano conclamou os alunos a soletrarem com ele... U – RU - BU, em seguida (pasmem!), ele pronunciou alto e em bom tom, sílaba por sílaba:
─ A – RU - BU!!! E a meninada repetiu em uma só voz:
− A – RU - BU!!!
Depois desse “grande feito”, Justiniano colocou o giz sobre a mesa, esfregou uma mão na outra e me recebeu com a sobrepujança de um mestre que acabara de passar seus profundos conhecimentos aos seus discípulos.
Naquele instante deduzir porque grande parte das crianças da Vila Pedra Preta pronunciavam “arubu”, ao invés de urubu. Foram discípulos do bem-intencionado Justiniano.
(Coisa do sistema educacional da época que adotava os tidos como professores leigos. Atualmente, o ensino municipal de Brumado abrange, com qualidade, todo município, inclusive com escolas em tempo integral).
PARABÉNS BRUMADO, PELA GESTÃO EDUCAR PARA LIBERTAR!






Kommentare