
Por VERÔNICA MOURA DOS SANTOS
Veronica de Oxosse Íyálorixá no Ilê Igba Òmó Aro Omin
Professora e Ativista do Movimento Mulheres Negras e luta contra a Intolerância Religiosa! Componho o Coletivo de Mulheres “Curicas Empoderadas”, atuante na área de palestras sobre autoestima e Empoderamento feminino
No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
As Trezenas de Santo Antônio são as rezas realizadas nos 13 dias que antecedem ao dia 13 de junho - dia da grande festa do santo.
Nestes dias muitos devotos que querem casar ou encontrar sua cara metade fazem suas promessas e simpatias.
As simpatias são magias simples em que se aplica um elemento semelhante à situação desejada. O termo deriva de "simpático".
Então, simpatia é uma forma “simpática” de se fazer magia. Para os que têm fé, as simpatias evocadas em nome de Santo Antônio dão certo.
A simpatia típica – e talvez a mais famosa – é amarrar uma fita branca à imagem de Santo Antônio, que deve ser guardada de cabeça para baixo dentro do armário de roupas, pedindo para encontrar o amor no prazo de três meses.
Esta simpatia deve ser feita na noite do dia 13 de junho.
Rosto do futuro marido
Para os curiosos, uma simpatia ensina como ver o rosto do futuro esposo. Para isso, reza a lenda, a pessoa deve pegar três flores de jasmim gardênia e amarrar em uma fita branca, na noite do Dia dos Namorados.
As flores devem ser colocadas no quarto. Antes de dormir, é preciso pedir para sonhar com a "alma gêmea".
Ao acordar, no dia 13 de junho, retire uma pétala de cada flor. Ferva água, coloque as pétalas dentro de um recipiente com a água fervida e depois de esfriar, jogue sobre o corpo, desde a cabeça.
Segundo a cultura popular, essa simpatia vai ativar sua intuição e, dentro de sete dias, você vai sonhar com o futuro marido, ou com a futura esposa.





Comments