top of page
Buscar

GIRASSOL A FLOR DE PENAS


Veronica de Oxosse Íyálorixá no Ilê Igba Òmó Aro Omin

Professora e Ativista do Movimento Mulheres Negras e luta contra a Intolerância Religiosa! Componho o Coletivo de Mulheres “Curicas Empoderadas”, atuante na área de palestras sobre autoestima e Empoderamento feminino


O girassol chamado pelos yorubás de Òdòdó iyé (flor de penas - em alusão as folhas da flor que parecem pequenas penas).


Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias das Iyami Osoronga, Oxum, nas oferendas para Obaluaye, Ewá Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris e servem de alimento a inúmeros pássaros.


A produção mundial por ano de grãos de girassol é estimada em mais de 20 milhões de toneladas. Existem três qualidades de girassol: laranja, amarelo e o vermelho. Na medicina popular, suas sementes são utilizadas amassadas em uso tópico em contusões, arranhões, feridas e inflamações.


Quando usado de forma adequada, o consumo de óleo de girassol na culinária equilibra a pressão arterial, ajuda no emagrecimento e na diminuição de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e hidratante corporal.


Sem contar também que o girassol além de ajudar na decoração da casa como um lindo e vistoso arranjo, atrai boas energias e sucesso.


Dásí òdódó òòrùn! (Salve a flor do sol!)


Que o nosso dia seja como a beleza do girassol 🌻




 
 
 

Comments


bottom of page