top of page
Buscar

CONTROLANDO A ANSIEDADE DO INVESTIMENTO


Rafael Pozebon

Instagram: @rv4investimentos / @economiasemmito / @oestagiario_investidor

Telegran: RV4 Infocenter


O principal objetivo de 99% das pessoas que começam a investir é enriquecer e aumentar o patrimônio.

O que há de errado nisso?

Nada, absolutamente nada.

Eu mesmo gostaria que meus investimentos me trouxessem retornos cada vez mais rápidos e cada vez maiores, mas nesse momento, que existe um grande erro que a maioria das pessoas cometem. Há, ansiedade de enriquecer logo com o investimento.


Pois bem, já falamos anteriormente, mas investir no mercado financeiro, parafraseando com o momento de Olimpíadas, não pode ser considerado uma corrida de 100 metros rasos, mas sim como uma maratona de 42 quilômetros, ou seja, considere seus investimentos como algo a longo prazo.


Ao longo dos anos temos visto pessoas que com certa ansiedade e euforia, perdem grandes quantidades de dinheiro por ficarem mais corajosas com o mercado financeiro, ao invés de estarem cautelosas.


Lembrem de quando falamos dos perfis de investidor? Até mesmo um investidor com perfil agressivo e movimentando grandes volumes, tende a ser cauteloso.


Primeiramente, um grande cuidado que se deve ter é que infelizmente hoje existem diversos “gurus” dos investimentos, prometendo grandes percentuais de ganhos mensais e vejo isso como um grande risco. Cuidado, o que esse “guru” pode demonstrar de ganhos próprios a curto prazo, pode ter servido para ele naquele momento, o que acho difícil e será ainda mais difícil repassar para os outros.


Se pegarmos o momento atual que vivemos, enfrentando uma pandemia desde Março de 2020, tudo ainda é muito incerto e o mercado financeiro reage diariamente em cima de informações que recebem de todas as áreas. Por esse motivo, semanalmente acompanhamos uma oscilação enorme da Bolsa de Valores e Dólar, por exemplo, sendo que um simples discurso do governo, empresas, e até mesmo mercados estrangeiros, podem fazer com que o mercado financeiro brasileiro tenha bons resultados, ou ruins e nesse momento que temos que ter cuidado em cautela com nossos investimentos próprios para que não se tome nenhuma decisão precipitada.


Mas como saber o momento certo e o investimento certo?


Além de identificar o seu perfil de investidor, algo que sempre vou comentar, estudar o mercado financeiro é primordial para conhecer a empresa que você está investindo e qual o rumo que ela pretende ter nos próximos anos. Estamos falando de anos, ou seja, algo para o futuro.


Outro ponto, lembra do ditado para dividir os ovos em várias cestas, pois bem, isso também serve para os investimentos, uma vez que a diversificação da sua carteira com produtos mais arrojados e outros mais conservadores, trás um melhor equilíbrio ao risco que se toma.


Para finalizar, caso não tenha conhecimento suficiente para investir, procure um profissional qualificado que possa te orientar a encontrar as melhores opções de acordo com seu perfil e sobre quanto está disposto a investir.


Ah, recordando, desconfie de grandes promessas a curto prazo.

Euforia demais, perigo a vista!


Até a próxima!



 
 
 

Comments


bottom of page