top of page
Buscar

O CRIADOR DO FORMATO DO PÂNICO NA TV


Por GraVuni - Jornalista - Colunista - Produtor

Instagram: @gravuni_


Ousado, transgressor, inquieto, Pedro Henrique Peixoto é um dos diretores mais ecléticos e criativos da tv brasileira trabalhando com formatos diversos de vários segmentos como show de variedades, humor, reality show, esporte, música, talk show, política e documentários ao longo de quase 30 anos de carreira, passando por 9 emissoras das tvs aberta e fechada e grandes produtoras.

Diretor, roteirista e criador de formatos que inovaram a linguagem televisiva no Brasil, esse carioca de Copacabana estreou na direção com apenas 24 anos, dirigindo, escrevendo, produzindo e editando o cultuado Top Tv na Record, um programa voltado para a cultura geek trazendo matérias divertidas sobre cinema, séries, animações, quadrinhos e muita nostalgia televisiva. Com apenas 6 meses no ar, foi apontado pela crítica como um dos destaques da tv no ano de 1992.

Fez parte da equipe de criação que iniciou o Vídeo Show diário na Globo, uma revista eletrônica que inovou trazendo os bastidores e o makinfg off das produções mostrando por exemplo como é feita uma cena de novela, a tecnologia dos efeitos especiais, telejornalismo ao vivo, coberturas esportivas, etc. No Vídeo Show, foi responsável pela cobertura da inauguração do Projac com Roberto Marinho em outubro de 1995, um momento histórico da nossa televisão, além dos especiais de fim de ano do Falha Nossa com os hilários erros de gravação em pleno horário nobre. Ainda na Globo, participou da implantação do fenômeno BBB e dirigiu o reality musical Fama, bem no início da era dos realities na tv brasileira.

Foi diretor artístico da Record Rio, dirigiu projetos internacionais com o Pelé em duas Copas do Mundo e foi o diretor e o criador do formato do Pânico na Tv, uma revolução na maneira de se fazer humor. Também na Rede Tv, dirigiu a revista de celebridades Tv Fama, a primeira edição do divertido Bastidores do Carnaval, o talk show Noite Afora e a versão brasileira do reality show The Bachelor, o reality de maior sucesso na história da tv americana.

Na tv fechada, realizou diversos projetos especiais para o canal de esporte SporTv, entre eles o humorístico Pisando na Bola, que a exemplo do Pânico, também trazia uma turma do rádio para a tv, uma migração que nunca é simples mas que faz parte da história da televisão brasileira e a premiada série jornalística Jogos Para Sempre, com episódios em formato de doc. Também foi editor-chefe de projetos especiais para o Fox Sports na Copa do Mundo da Rússia e criou o dominical Fox Sports Show com as gêmeas Bia e Branca misturando esporte e entretenimento.


Entusiasta pelos formatos de reality show, criou e dirigiu o reality Vida de Mallandro no Multishow com Sérgio Mallandro, destaque absoluto da tv fechada em 2012. A enorme diversidade de seus trabalhos se estende também a programas educativos. Dirigiu 3 temporadas do Estação Rural no Canal Futura sobre a vida no campo e recentemente foi consultor artístico e de programação da Tv Escola.

Em 2019 foi Secretário Nacional do Audiovisual na pasta da Cultura do governo federal. Pedro Henrique Peixoto é formado em jornalismo e publicidade pela PUC RJ e direção de cinema pela New York Film Academy. Atualmente se prepara para lançar novos projetos para tv e novos conteúdos digitais.



 
 
 

Comentarios


bottom of page